Segunda-feira, 22 de Junho de 2026
Menu
DESTAQUES

Escola Estadual de Campo Grande: Inovação Pedagógica e R$ 9,3 Milhões em Reforma Cativam Alunos e Governador

Com tecnologias, música e horta, a Escola Sebastião Santana de Oliveira celebra a entrega oficial de sua reforma, consolidando um ensino integrado que impressionou o governador Eduardo Riedel.

22/06/2026 às 14:57
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Hoje, 22 de junho de 2026, a Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira, localizada no bairro José Abrão, em Campo Grande, consolidou-se como um centro de aprendizado inovador. A unidade, que integra tecnologia, música e uma horta pedagógica para transformar o ensino, recebeu o governador Eduardo Riedel para a entrega oficial de sua reforma completa, um investimento que ultrapassou os R$ 9,3 milhões.

Impressionado com a organização e os métodos aplicados, o governador acompanhou parte da rotina dos 300 alunos da instituição. “Estou impressionado com a escola e com os alunos. A estrutura é ótima e tudo acontece de maneira muito organizada. Atender a todos é o nosso objetivo”, declarou Riedel, destacando o alinhamento da instituição com as metas educacionais do estado de Mato Grosso do Sul.

A abordagem pedagógica da escola visa desenvolver habilidades e valorizar o conhecimento prévio dos estudantes em diversas áreas. Amanda Nogueira Bispo, 12 anos, aluna do 7º ano do ensino fundamental, exemplifica a eficácia dos métodos: “Eu gosto de aula assim, que envolve a gente. Isso facilita o aprendizado”, disse ela, após uma aula de artes no laboratório de informática que explorava o período renascentista. Leide Monteiro, professora de artes e coordenadora da área de Linguagem, reforça que a tecnologia “auxilia muito na minha disciplina, porque eu trabalho com imagens, eles têm que ver as obras”, facilitando uma compreensão mais ampla e eficiente.

No projeto de robótica, a inovação é palpável, estimulando os alunos a programar e construir robôs, agora com a recente adição de drones. O professor de Física, Leonardo da Costa, responsável pelas aulas, explica: “Inserimos recentemente os drones, e a gente já tinha programação. Tudo isso chama a atenção dos alunos. E várias disciplinas se encontram nas nossas aulas, como matemática e física. Os alunos passam a ver a ciência na prática, usam raciocínio lógico, é interessante”. Guilherme Miyagi, 17, aluno do 3º ano do ensino médio, que sonha com Engenharia da Informação, celebra o aprendizado de programação: “Isso estimula muito qualquer área de conhecimento, matemática, física”.

A transformação da escola foi viabilizada por uma reforma total, concluída há pouco mais de um ano, que criou espaços modernos para diversos laboratórios e a horta. O investimento de R$ 9,3 milhões beneficiou todos os alunos, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O diretor Domingos Nogueira enfatiza a importância da conservação do patrimônio público: “Nós estabelecemos regras e explicamos tudo para os alunos no início do ano letivo. A conservação da escola é resultado do respeito ao bem público, ao patrimônio. É um bem de todos e precisa ser cuidado”. No espaço da horta, os estudantes aprendem sobre cultivo sustentável, sem o uso de agrotóxicos.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias