Lula Lança ‘Celular Seguro’ e Alerta para Cuidados com Aparelhos em Vias Públicas
Presidente assinou decreto do programa em São Paulo, destacando a importância da vigilância contra furtos e roubos e a nova dinâmica para recuperação de aparelhos.
Anuncie Aqui
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou oficialmente nesta terça-feira (23) o programa “Celular Seguro”, em São Paulo, e aproveitou a ocasião para alertar a população sobre a necessidade de redobrar os cuidados com o uso de aparelhos em vias públicas. A iniciativa, que visa combater furtos e roubos de celulares, foi acompanhada de um apelo direto aos cidadãos para que evitem a exposição desnecessária em locais de risco.
Durante a cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta o programa, o presidente reiterou um conselho que se tornou crucial nas grandes metrópoles: “A hora em que você tiver que falar, olhe para o lado e veja se tem alguém perto de você, se tem alguém de bicicleta perto de você fazendo pirueta na bicicleta, porque você pode ser assaltado”, advertiu. Lula enfatizou que o celular é um patrimônio pessoal, contendo dados sensíveis como contas bancárias e CPF, e a falta de cautela pode acarretar prejuízos significativos.
O “Celular Seguro”, de acordo com o presidente, representa uma “mudança definitiva” na abordagem do poder público em relação aos crimes de furto e roubo de celulares. “A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, declarou Lula, ressaltando o compromisso em punir não apenas os ladrões, mas também a rede de receptação e o crime organizado.
O programa prevê a colaboração entre os 27 governadores, agências reguladoras e empresas de telecomununicações. Uma das diretrizes é a instrução para cidadãos que adquiriram um aparelho roubado sem conhecimento prévio: “Se você comprou um celular roubado sem saber que era roubado, você tem que procurar uma delegacia para entregar. Não tenha medo porque você não vai ser preso, é só para devolver o celular”, explicou o presidente. Ele estimou em 3 milhões o número de aparelhos roubados a serem recuperados e afirmou que a devolução ocorrerá “aos poucos”.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Mariana Costa
Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.
Ver mais matérias
Comentários