Campo Grande celebra bem-estar e inclusão com Festival de Yoga no Parque das Nações
Evento no último domingo, 21 de junho, reuniu centenas para práticas meditativas e corporais, marcando o Dia Internacional do Yoga com foco na saúde integral.
Anuncie Aqui
Centenas de campo-grandenses transformaram o Parque das Nações Indígenas em um santuário de bem-estar e conexão no último domingo, 21 de junho. Sob o sol de inverno que aquecia a manhã, o Festival de Yoga Vida Saudável 2026, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), celebrou o Dia Internacional do Yoga com uma programação diversificada focada na saúde física e mental, inclusão e harmonia com a natureza.
Às margens do lago e emoldurado pela paisagem exuberante do parque, o evento ofereceu desde caminhadas contemplativas e aulas do protocolo indiano até yoga acessível para todas as idades e condições, incluindo práticas infantis e meditativas. O ponto alto foi um abraço coletivo, simbolizando a união e a integração entre os participantes e o ambiente natural, reforçando o propósito de democratizar a prática do yoga.
A data, 21 de junho, é reconhecida pela UNESCO como Dia Internacional do Yoga e patrimônio cultural da humanidade, servindo como um catalisador para a expansão da prática. Milena de Barros Fontoura, diretora-presidente da Associação Yoga para Todos de Campo Grande, enfatizou o compromisso da entidade com a acessibilidade: “Nosso objetivo é democratizar a prática, torná-la acessível a todas as idades e em todos os lugares, como um cuidado com a saúde mental e física, para que todos nós possamos viver melhor”, afirmou, destacando a atuação da associação há três anos na Capital, em parceria com o Movimento Sadhaka.
O caráter inclusivo foi um dos pilares do festival. A programação contemplou uma aula de yoga infantil, direcionada a crianças de três a 12 anos, e uma sessão de yoga acessível, pensada para idosos, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas, garantindo que o bem-estar fosse alcançável por todos, independentemente de suas limitações.
Entre os instrutores, o professor de Acroyoga Paulo Viceconti, com 14 anos de experiência na cidade, compartilhou sua visão sobre os benefícios da prática. Para Viceconti, de 55 anos, o yoga “desenvolve união, uma experiência que agrega corpo e mente. Acroyoga possibilita qualidade de vida para todos, incluindo idosos acima de 70 anos. Nos ajuda a enfrentar o medo de envelhecer, fortalecendo corpo e mente e tornando o praticante saudável em todos os níveis”.
A busca por presença e equilíbrio foi outro tema central, abordado pela psicanalista Ingrid Ximenez. Ela ressaltou que o yoga oferece uma oportunidade rara de desacelerar e focar no presente. “Este é o momento para que a gente possa respirar fundo, para que a gente possa trazer o nosso inconsciente, para que a gente possa viver no estado de presença, no agora. Para viver em contato com a natureza, para tudo isso que a gente tem de presente divino”, explicou Ximenez, reiterando o valor da prática na rotina contemporânea.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários