Quarta-feira, 24 de Junho de 2026
Menu
ESTADO

Zé Teixeira intensifica ações parlamentares por saúde, esporte e segurança em Mato Grosso do Sul

De equipamentos médicos para Dourados a iluminação em aldeias e segurança no trânsito na Capital, deputado do PL articula melhorias multifacetadas para a população sul-mato-grossense.

24/06/2026 às 11:57
3 min de leitura
/imagens/noticia/foto-victor-chileno240600.jpeg

Anuncie Aqui

O deputado estadual Zé Teixeira (PL) tem intensificado sua atuação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, focando em uma série de proposições que visam melhorias diretas na qualidade de vida da população. Com um trabalho parlamentar abrangente, o legislador tem articulado investimentos e políticas públicas em áreas cruciais como saúde, esporte, segurança viária e bem-estar animal, mobilizando o Governo do Estado e prefeituras para atender às demandas dos cidadãos sul-mato-grossenses.

Na área da saúde, Zé Teixeira direcionou esforços para otimizar recursos e agilizar o atendimento na rede pública de Dourados e região. O parlamentar solicitou ao Executivo Estadual a redestinação de R$ 700 mil, originalmente previstos para a construção da Policlínica de Dourados e não utilizados, para a Fundação Cardiogeriátrica FUNPEMA. Deste montante, R$ 389,9 mil serão aplicados na aquisição de um Aparelho de Tomografia de Coerência Óptica (OCT), equipamento vital para diagnósticos rápidos de retina e glaucoma. A medida promete descentralizar o atendimento especializado, reduzir a demanda reprimida e assegurar assistência ágil a milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O desenvolvimento social e a promoção do lazer também marcam a agenda do deputado. Em ofício encaminhado ao Governo do Estado, Zé Teixeira requereu o investimento de R$ 74 mil para implantar um sistema de iluminação no campo de futebol da Aldeia Jaguapiru, em Dourados. O projeto contempla a instalação de seis postes de concreto e 18 refletores de LED, permitindo a realização de atividades esportivas e recreativas no período noturno. A iniciativa busca afastar crianças e jovens da ociosidade, fomentando a integração comunitária, a cidadania e a saúde por meio da prática esportiva.

Em Campo Grande, a segurança viária é prioridade. Zé Teixeira protocolou uma indicação à prefeitura e à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) solicitando a proibição de estacionamento em ambas as laterais da Rua Jornalista Marcos Fernando Hugo Rodrigues, no trecho entre as avenidas Ministro João Arinos e Poeta Manoel de Barros. A via, de intenso fluxo, é um dos acessos estratégicos ao Parque dos Poderes, e a medida visa prevenir acidentes e melhorar a fluidez do tráfego.

Na defesa dos direitos animais e da saúde pública, o deputado articulou junto à vice-governadoria do Estado a criação do Conselho Estadual de Bem-Estar Animal (CEBEA). A proposta atende a uma reivindicação histórica da sociedade civil organizada e de entidades de proteção animal, como a ONG Ato de Amor Animal. A implantação do conselho posiciona Mato Grosso do Sul na vanguarda da gestão sanitária e ambiental, estabelecendo um canal oficial para a formulação de políticas públicas eficazes na área.

As ações do deputado Zé Teixeira reforçam seu compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura e dos serviços públicos em Mato Grosso do Sul, buscando assegurar dignidade, lazer e proteção aos cidadãos em diversas frentes.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias