Os hábitos de consumo mudaram desde que a pandemia da Covid-19 começou, em março de 2020. Com o aumento das compras online, houve também um crescimento das reclamações sobre essa modalidade. O Procon-SP registrou 536% mais queixas nos últimos dois anos.
Em 2019, foram 78.419 reclamações dos consumidores a respeito de compras online, de acordo com o órgão paulista. No ano seguinte, o número subiu para 301.672 queixas. Já no ano passado, 2021, o Procon-SP somou 498.877 reclamações, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11).
“Essa elevação, que tem nos preocupado, ocorreu em razão da pandemia, um contexto em que os estabelecimentos comerciais tiveram que ser fechados do dia para noite e não estavam preparados para fazer um atendimento de modo virtual”, disse o diretor executivo do Procon-SP, Guilherme Farid, em entrevista à Agência Brasil
Os consumidores reclamam, principalmente, de atrasos ou não entrega de produtos adquiridos pela internet. Em seguida, aparecem as cobranças indevidas. Outro problema nas compras online foi relacionado a vendas feitas em sites ou perfis de redes sociais falsos.
“Como medida de proteção ao consumidor e a fim de garantir que ele tenha onde reclamar caso tenha um problema, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada. A ferramenta certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma em que é possível fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas”, destaca um comunicado da fundação.
Assim, a dica para os consumidores é realizar suas compras online sempre em lojas que tenham cadastro no sistema da instituição. Lá, há dados para o órgão defesa e assinatura da empresa com certificado digital.
Via: Agência Brasil
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Fonte: Olhar Digital
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