A empresa israelense Plasan revelou nesta segunda-feira (13) o Wilder, um veículo blindado leve inovador com motor central e cabine em estilo helicóptero de ataque. Projetado pelo britânico Nir Kahn, o blindado acomoda quatro soldados e traz compartimento de carga útil semelhante ao de um moderno Jeep Wrangler.
“O Wilder é um helicóptero de ataque Apache sobre rodas”, define Kahn, em entrevista à publicação britânica Autocar.
Para constrir o Wilder, Kahn e sua equipe se inspiraram em buggies off-road. O motor e a caixa de câmbio foram montados no meio de uma subestrutura tubular, pendurada em um monocoque, enquanto a suspensão dianteira é apoiada por uma subestrutura adicional.
Com tecnologia de condução remota, o blindado israelense pode ser conectado ao Atemm (módulo de missão elétrica para todos os terrenos, na sigla em inglês), um trailer de duas rodas da Plasan, para adquirir potência elétrica. Futuramente, Kahn pretende atualizar o Wilder com direção autônoma de nível 4 e propulsão 100% a bateria.
Sobre o tema, Kahn explica que a condução autônoma no campo de batalha é diferente da civil. “Os desafios são muito diferentes: o veículo pode ir a qualquer lugar, mas não há infraestrutura, como linhas brancas para orientação”, detalha o projetista.
Motor turbodiesel com 159 cv de potência
A potência no Wilder vem de um motor turbodiesel 2.8 Cummins com 159 cavalos. Ele é acoplado a uma caixa automática ZF de oito velocidades, que conduz os dois eixos do blindado e é capaz de levá-lo a 120 km/h.
Quando conectado ao Atemm, o Wilder extrai energia do trailer móvel em três modos: Power (para empurrar), Eco (um modelo híbrido para estender o alcance) e Regeneration (para recarregar o pacote de bateria).
“Estamos trabalhando em um recurso de aprendizado de máquina que irá conhecer a rota e alternar entre os modos de forma automática para obter o melhor desempenho na missão”, explica Kahn.
Ainda que tenha a tecnologia de condução remota, o Wilder ainda pode abrigar quatro soldados no casco resistente a balas de rifle. Por ser relativamente leve — seu peso é de 4,5 toneladas —, o blindado também pode ser transportado de forma aérea por helicópteros Chinook.
“Veículos blindados leves estão com uma tendência para crescer em tamanho e peso”, explica Kahn. “A maioria está chegando a oito toneladas, e isso não é mais leve, então vimos a lacuna no mercado para veículos menores.”
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários