Há alguns anos, o programa Eco-packaging da Samsung tenta estimular os consumidores a não descartarem as embalagens e caixas de suas TVs e outros produtos.
Usando a criatividade, designers da empresa imaginaram uma forma de transformar as caixas em objetos como casas de animais domésticos, além de móveis como suportes para livros e revistas. Pelo visto, a iniciativa vem dando muito certo, já que a empresa tem transformado até 300 mil toneladas de embalagens por ano nesses móveis e objetos.
Mas, como surgiu essa proposta tão criativa? O projeto Eco-Packaging foi criado em 2019 no C-Lab (programa de startups da Samsung) por três designers. Eles apresentaram a ideia para a Samsung, e em menos de um ano, já estava nas embalagens das TVs da Samsung.
Hoje em dia, além das TVs, o projeto também chegou a outros produtos da Samsung, como monitores e eletrodomésticos da empresa como soundbars, aspiradores, ar condicionado e até mesmo em um forno elétrico.
Os usuários só precisam entrar no site do Samsung Eco-Packaging e depois escolher qual é o produto. Depois, é só escolher em qual objeto você quer transformar a caixa vazia. O site dá instruções passo a passo de como fazer a transformação, usando um guia que já vem impresso nas caixas de papelão dos produtos compatíveis.
Vale citar que esse site está 100% localizado para o Brasil, com instruções em português.
Concurso para criação de novos objetos
Para estimular ainda mais a criatividade dos usuários, a Samsung criou um concurso global, o Desafio FurTheWin, no qual as pessoas podem enviar seus projetos de objetos domésticos feitos com as caixas de papelão.
Cada participante recicla suas próprias caixas e cria objetos inéditos, depois compartilhados nas redes sociais. Atualmente, essa competição acontece em 16 países.
Podemos citar vários objetos bem criativos criados para o Samsung Eco-Packaging. Entre eles, estão uma tartaruga decorativa, um rack para vinhos no formato de um cachorro e uma simpática escada para animais domésticos, com uma casinha embaixo que os gatos certamente vão adorar.
Uma conversa com os designers responsáveis pelo projeto Samsung Eco-Packaging
No Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, participamos de uma roundtable que incluiu a equipe de designers responsável por essas ideias. Os três criadores do projeto, Jonathan Whang, Sungdo Son e Daehee Yoon, gentilmente responderam nossas perguntas diretamente da Coreia.
Segundo os designers, a ideia surgiu ao pensar que a embalagem usada na maioria dos produtos é a primeira coisa a ser descartada. A ideia era aproveitar essa embalagem, e assim, reduzir o descarte de papelão no meio ambiente.
Em suas palavras: “pensamos em como reutilizar esta embalagem dando-lhe valor e analisamos nossos usuários de TV e seus comportamentos. Muitos consumidores que estavam comprando produtos como a TV The Serif também compravam gavetas ou armários adicionais para armazenar acessórios de televisão.”
Os designers então começaram a estudar os produtos de papelão ondulado disponíveis no mercado, e no processo, também visitaram pequenos fabricantes de móveis. “Como o papelão ondulado é muito resistente, pensamos em uma solução para fazer vários produtos usando a caixa de embalagem do nosso produto.”
Além disso, eles tiveram a ideia de colocar o padrão de matriz de pontos na superfície do papelão. Essa decisão foi tomada para facilitar a tarefa dos consumidores, assim, fica fácil desenhar os esboços seguindo os pontos.
A princípio, eles criaram uma casa para vários tipos de animais, mas depois adaptaram o projeto para uma casa de gatos, com um formato mais estreito, do jeito que os felinos preferem.
E quais são os próximos móveis a serem criados no Samsung Eco-Packaging? Isso ainda é uma surpresa, mas temos uma dica. Segundo os designers, teremos alguma brincadeira com a Copa do Mundo que vem aí.
Três características básicas
Para os designers, o Samsung Eco-Packaging tem três características básicas, o padrão de matriz impresso no papelão, o guia online disponível a partir de um código QR, e uma estrutura de fácil montagem.
“Também disponibilizamos manuais online de fácil acesso para orientar esse público na confecção de móveis de papelão. Dessa forma, viabilizamos a participação no processo e a produção de diversos móveis com caixas de TV.”
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários