Um relatório realizado por uma equipe internacional de astrônomos mostra que há jatos de radio altamente colimados (paralelos e alinhados) sendo emitidos pela radiogaláxia conhecida como NGC 2663.

Estes jatos, que têm mais de 1.150 anos-luz, podem ajudar a melhorar o nosso conhecimento sobre esta galáxia e o seu redor.

Leira mais:

A uma distância de cerca de 93 milhões de anos-luz, a NGC 2663 (também conhecida como PGC 24590) tem um formato elíptico com um disco gasoso. Ela contem uma fonte central de rádio compacta. Embora o NGC 2663 tenha sido descoberto em 1886 e muitas observações desta galáxia tenham sido realizadas desde então, muitas das suas propriedades permanecem desconhecidas.

Radiogaláxia

Um grupo de astrônomos liderado por Velibor Velović da Universidade de Sidney Ocidental, na Austrália, realizou um estudo em vários comprimentos de onda do NGC 2663 desde o rádio até aos raios X, a fim de compreender melhor a natureza desta galáxia.

Observações iniciais constataram que a NGC 2663 é uma radiogaláxia elíptica grande e maciça com uma massa estelar de cerca de 580 mil milhões de massas solares. Além disso, o estudo detectou dois jatos de rádio de direção oposta que se estendem por 43 minutos através do céu, o que corresponde a aproximadamente 1.150 anos-luz. Isto faz da NGC 2663 uma das maiores galáxias de rádio (em tamanho angular projetado) próximas do universo.

Os autores do artigo observaram que o comportamento dos jatos poderiam ser explicados por um jato com potência variável. Neste cenário, a luminosidade da fonte é um registro de atividade passada. Contudo, eles acrescentaram que não ficou claro que isto produziria uma região mais estreita do jato.