A Apple pode estar prestes a ser envolvida em uma possível acusação antitruste. Segundo informações do site Politico, que conversou com uma fonte familiarizada com o assunto, o Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos está no estágio inicial na elaboração do documento.
De acordo com o veículo norte-americano, vários grupos de promotores do DOJ estão elaborando o processo, a fonte anônima disse que a acusação deve ser disponibilizada até o final do ano.
Caso o processo seja de fato divulgado, essa será a primeira vez que a Apple estará envolvida em um processo antitruste. As acusações devem focar na restrição de aplicativos da App Store como a única maneira dos usuários de aparelhos do sistema IOS baixarem aplicativos.
As reclamações sobre a loja de aplicativos da Apple já ocorre há um bom tempo por desenvolvedores, pois as políticas da empresa proíbem pagamentos externos e impedem os usuários a baixar softwares fora da App Store.
Além disso o departamento deve considerar as reclamações públicas sobre a Tile, empresa de rastreamento de dispositivos perdidos, que testemunhou em audiências no Congresso, que a Apple dificulta a localização de dados e não permite o acesso aos componentes de hardware nos Iphones, o que torna mais difícil a localização de celulares perdidos.
Apesar dessa ser a primeira vez que a Apple estará envolvida em um processo antitruste, o Departamento de Justiça americano investiga a Apple desde 2019 por alegações que a empresa abusou de seu poder no mercado para prejudicar outras empresas de tecnologia.
Em 2020, o Departamento de Justiça acusou o Google de estar monopolizando os negócios de pesquisa e publicidade.
Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock.com
Com informações de The Verge e Politico
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários