Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Com ‘tempero brasileiro’, time sensação iguala feito do Guangzhou no Chinesão

22/09/2022 às 16:00
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Desde a pandemia e a definição de um teto salarial, bem como uma enorme redução de gastos, o futebol chinês tem estado menos em evidência. Porém, o talento brasileiro ainda faz a diferença na competição, com o Wuhan Three Towns se estabelecendo como a granda força do Chinesão 2022.

Nesta terça-feira (20), o Three Towns bateu o Changchun Yatai com gols de Davidson, ex-Fortaleza, e Ademilson, formado no São Paulo, para se manter na ponta do Campeonato Chinês invicto. Pela terceira vez na história, um clube inicia trajetória na competição sem ser derrotado nos primeiros 17 jogos.

Antes do Wuhan Three Towns, o Guangzhou Evergrande, atual Guangzhou FC, havia conseguido o feito em duas oportunidades. Em 2011, a jornada foi de 12 vitórias e cinco empates, enquanto em 2013 o retrospecto foi identico ao do Wuhan, com 15 triunfos e dois empates.

A importância dos brasileiros

Para chegar ao topo da Liga Chinesa, o Three Towns conta com o poderio ofensivo desempenhado pelos jogadores brasileiros. Marcão, ex-Bragantino e Ituano, é o artilheiro da disputa com 16 gols em 14 jogos, mas não esteve disponível para o duelo contra o Changchun Yatai. No top-5 da artilharia na China. quatro jogadores são brasileiros.

Sem o seu principal artilheiro, a equipe tem o luxo de poder contar com mais dois jogadores ofensivos vindos do Brasil. O meia-atacante Davidson já soma 17 participações para gol na temporada 2022, com 10 gols e sete passes decisivos. 

Já o ex-são-paulino Ademilson, atualmente reserva do Three Towns, soma 16 partidas disputadas e seis gols marcados. O zagueiro Wallace, com passagens por Cruzeiro, Monaco e Lazio contribuiu com um tento.

Depois de percorrer metade da disputa do Campeonato Chinês, o Wuhan Three Towns tem avassaladores 54 gols em 17 jogos, uma média de 3,17 tentos/jogo. Desses 54 gols, 33 foram anotados pelos brasileiros do clube, o correspondente a 61% dos tentos marcados pelo Wuhan no Chinesão.

Os grandes investimentos não fazem mais parte do cardápio do futebol chinês, mas os brasileiros seguem imprimindo a sua marca por lá. Se tem gol do Wuhan Three Towns, a chance de ser tupiniquim é grande.

(3)

ler comentário completo »

« esconder

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias