Imagine você encontrar um pequeno tesouro enquanto caminha pela areia da praia. Parece uma história de pirata, mas isso realmente aconteceu no País de Gales, no Reino Unido, só que o tesouro não era ouro e nem dinheiro. Enquanto caminhava pela praia de Gwynedd, no norte do país, o passeador de cães Dave McGirr encontrou um tronco de árvore de cerca de 6 metros de comprimento cheio de conchas brancas.
Dave de início não sabia o que era, mas após uma breve pesquisa descobriu que se tratava de cracas Gooseneck, um molusco que é uma rara iguaria da culinária. Assim que viu, o turista imediatamente tirou fotos das milhares de criaturas agarradas ao pedaço de madeira e publicou em suas redes sociais. “Descobri que são cracas Gooseneck, descritas como raras criaturas marinhas ‘alienígenas’”, comentou ele no post.
Os valores do quilo de cracas Gooseneck custam em torno de £ 80 a £ 90 por quilo, que na cotação atual pode atingir até 500 reais. Dependendo do tamanho das iguarias elas ainda podem custar £ 2 por cada. Portanto, segundo o jornal NorthWalesLive, o achado de Dave poderia valer entre £ 3000 a £ 5000. Um verdadeiro tesouro de quase R $28 mil.
Por que as cracas de Gooseneck são tão caras?
Os valores exorbitantes são devido a enorme dificuldade em apanhá-las. O molusco é geralmente encontrado em rochas e fendas da Costa da Morte na Espanha, que recebe esse nome devido aos inúmeros naufrágios que aconteciam no local. A área também é perigosa para quem vai atrás deles, devido a suas ondas fortes alguns mergulhadores já morreram em busca da iguaria. Elas são muito apreciadas nos países da península ibérica, e diz-se que o sabor do molusco é a junção de lagosta com amêijoa e textura de polvo.
Mas Dave prefere não prová-las. Em resposta ao jornal gales ele disse “Eles têm tentáculos minúsculos que saem de suas conchas. Nunca experimentei comê-los e, tendo-os visto agora, não tenho certeza se gostaria de tentar.” Nas redes sociais a publicação de Dave sobre o tesouro que encontrou viralizou, “Alienígenas aterrissaram!!” comentou um de seus seguidores.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!.
Fonte: Olhar Digital
Comentários