Durante a Copa do Mundo alguns torcedores brasileiros têm ficado confusos com a marca “Vivo” aparecendo nos banners em meio a transmissão das partidas.
Com a divulgação da empresa em campo, muitos se questionam “essa Vivo é a operadora?”. A dúvida é válida, afinal o logo que aparece nos banners e campanhas é bem simples e possui apenas a grafia da marca, o que torna muito semelhante ao logo da operadora conhecida pelos brasileiros.
Porém a Vivo que aparece em campo é na verdade uma marca chinesa de smartphones, subsidiária da BBK Electronics. De acordo com levantamento realizado pela Canalys, especialista em análise de mercado tecnológico, a Vivo está junto da Samsung, Apple, Xiaomi e Oppo no ranking das cinco empresas que mais vendem smartphones em todo o mundo.
O relatório da Counterpoint Research do segundo trimestre de 2022, mostra que na China, país em que a marca é sediada, a Vivo alcançou o segundo lugar nas vendas de smartphones premium, perdendo apenas para a Apple.
A Vivo se tornou patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 em 26 de setembro, sendo a única empresa de smartphones patrocinadora do evento esportivo. Em 2017, a marca assinou um acordo de patrocínio de seis anos com a FIFA.
“O futebol tem o poder de unir as pessoas. A Vivo acredita que a inovação pode ajudar os fãs de futebol a construir uma comunidade e compartilhar experiências emocionantes da Copa do Mundo com todos em todo o mundo, seja assistindo aos jogos em um estádio de futebol ou aproveitando a experiência de longe”, disse Spark Ni, vice-presidente e diretor de marketing da Vivo em comunicado que anunciou o patrocínio da empresa na Copa.
A parceria da FIFA com a marca chinesa rendeu patrocínio em diversas competições, como a Copa das Confederações de 2017, Copa do Mundo da Rússia em 2018, Eurocopa de 2020, Copa das Nações Árabes 2021 e mais.
Além da Vivo, outras seis empresas são parceiros para patrocínios exclusivos na Copa do Mundo: Budweiser, McDonald’s, Hisense, Mengniu, Crypto e Byju’s.
A FIFA conta com outros sete parceiros regulares que, além da Copa do Mundo, fazem parte de outros eventos futebolísticos: Adidas, Coca-Cola, Wanda Group, Hyundai-Kia, Qatar Airways, Visa e Qatar Energy.
Vivo e Claro também são patrocinadoras
Já a operadora Vivo também está presente na Copa do Mundo, como patrocinadora da Seleção Brasileira de Futebol e tem feito diversas campanhas envolvendo a equipe brasileira. O comercial “Sinais” ganhou destaque por utilizar o atacante Vini Jr, camisa 20 da seleção na Copa.
A operadora Claro, concorrente direta da Vivo, também faz parte das marcas patrocinadoras, sendo uma das “parceiras regionais” da FIFA na América Latina para a Copa do Mundo 2022.
Fonte: Olhar Digital
Comentários