A Airbus começou a testar um novo recurso autônomo de assistência que pode salvar uma aeronave em casos de emergência. Chamado de DragonFly, o sistema inteligente pode desviar voos automaticamente, escolhendo a melhor rota até o aeroporto mais próximo considerando fatores com regras de espaço aéreo e clima.
A novidade pode até se comunicar com o controle de tráfego aéreo e pousar o avião em segurança caso os pilotos estejam incapacitados.
Veja também:
Segundo a empresa, o DragonFly pode pousar automaticamente em qualquer aeroporto do mundo graças aos seus sensores e algoritmos de visão computacional. A tecnologia ainda pode ajudar a taxiar e alertar sobre obstáculos na pista de pouso.
Até agora, os primeiros testes foram limitados apenas a uma aeronave de demonstração modelo A350-1000. Pode demorar um pouco até que o DragonFly literalmente “decole” para mais aviões, já que ainda depende da aprovação de reguladores como a FAA para funcionar em voos comerciais.
Ainda assim, a tecnologia mostra como os sistemas de voo estão evoluindo rapidamente. É possível que em breve as aeronaves precisem de cada vez menos intervenção do piloto para voar.
Saiba mais sobre a novidade no vídeo demonstrativo abaixo.
Avião movido a hidrogênio
A Airbus também trabalha já há alguns anos em outra frente importante: nos seus primeiros conceitos de aeronaves mais sustentáveis. Uma característica em comum entre todos os protótipos apresentados até aqui é o combustível: hidrogênio líquido.
A empresa revelou mais detalhes sobre a iniciativa chamada ‘ZEROe’ recentemente.
Imagem: Airbus/Divulgação
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários