Algumas partes do código-fonte do Twitter foram vazadas na internet. Conforme relatou o The New York Times, as informações postadas no GitHub incluíam o “código fonte proprietário da plataforma e ferramentas internas”.

Na sexta-feira (24), o GitHub afirmou ter removido o código a pedido da rede social, segundo relata o processo visto pelo jornal. O código pode ter ficado disponível por vários meses.

Os executivos da empresa só tomaram conhecimento do vazamento recentemente, de acordo com duas fontes informadas sobre a investigação interna da empresa. 

Uma das preocupações do Twitter é que o código vazado inclua vulnerabilidades de segurança que possam dar aos hackers formas de roubar dados de usuários ou provocar uma interrupção na plataforma.

Além do pedido de remoção do código, o Twitter pediu ao GitHub que fornecesse os nomes, endereços, números de telefone, e-mails, perfis de mídia social e endereços de IP do usuário “FreeSpeechEnthusiast”, que postou o código-fonte.

De acordo com o The New York Times, a suspeita de executivos do Twitter é que o vazamento se originou a partir de um funcionário que deixou a empresa no ano passado. O que dificulta essa identificação é que o Twitter demitiu milhares de colaboradores desde que Elon Musk assumiu o comando da rede social.

Elon Musk quer abrir o código-fonte do Twitter

Recentemente, Elon Musk anunciou que irá abrir o código-fonte do algoritmo usado para sugestões de posts no Twitter.

Essa intenção já era planejada pelo bilionário desde que comprou a rede social. Seu argumento é que esta é a única maneira de saber se a rede social está prejudicando ou aumentando o alcance de um perfil.

Com informações de The Verge e The New York Times.

Imagem destaque: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com