Um grupo bipartidário de senadores dos EUA apresentou, nesta quinta-feira (30), projeto de lei para reduzir a influência do Google e do Facebook na publicidade online.
Além de Google e Facebook, o projeto também tem na mira Amazon e Apple, de acordo com o gabinete do senador Mike Lee.
O projeto de lei proibiria grandes empresas de publicidade digital, sendo o Google a maior, de possuir mais de uma parte da pilha de serviços que conectam anunciantes a empresas com espaço para anúncios.
O projeto de lei afetaria apenas as empresas que fazem mais de US$ 20 bilhões em transações de anúncios digitais. As empresas afetadas teriam que fazer mais de US$ 20 bilhões em transações de anúncios digitais.
Se transformado em lei, esse projeto provavelmente exigiria que o Google e o Facebook alienassem partes significativas de seus negócios de publicidade – unidades de negócios que respondem ou facilitam uma grande parte de sua receita publicitária
Senador Mike Lee, em comunicado
“A Amazon também pode ter que fazer desinvestimentos, e o projeto de lei afetará a entrada acelerada da Apple em anúncios de terceiros”, completou. As empresas não comentaram de imediato.
Os principais patrocinadores do projeto de lei incluem especialistas antitruste, incluindo os senadores Mike Lee, um republicano, e Amy Klobuchar, uma democrata. Também inclui a senadora democrata Elizabeth Warren e céticos republicanos em tecnologia, como os senadores Josh Hawley e John Kennedy.
Na última sessão legislativa, o Congresso aprovou projetos de lei para dar orçamentos maiores aos executores e fortalecer os procuradores gerais do estado, mas a legislação destinada a controlar a grande tecnologia caiu por terra.
Com informações de Reuters
Imagem destacada: Koshiro K/Shutterstcok
Fonte: Olhar Digital
Comentários