Produzir baterias para veículos elétricos (EV) não é tarefa fácil. Mesmo seguindo os protocolos de produção, ela pode apresentar problemas como superaquecimento e lentidão no carregamento, sem falar dos abusos ambientais, embora seja a aposta sustentável do momento. Na tentativa de driblar todas essas e outras questões, a Chemix, startup de pesquisa e desenvolvimento, está usando a IA para criar novas versões de baterias. 

Resumo: 

[a IA] Está sugerindo novas moléculas para testarmos diariamente. Chamamos isso de P&D [Pesquisa e Desenvolvimento] de bateria no piloto automático, porque há muito pouca intervenção humana nesse processo. 

Kaixiang Lin, cofundador e CEO da Chemix. 

De acordo com o FastCompany, a Chemix trabalha diretamente com fabricantes de veículos elétricos que buscam melhores alternativas. Um de seus primeiros produtos a chegar ao mercado será uma bateria para uma empresa com sede na Nova Zelândia chamada UBCO, que fabrica motocicletas elétricas off-road. 

Eles queriam construir uma bicicleta que não usasse um metal polêmico como o cobalto”, explicou Lin. 

Conforme os planos da empresa, a ideia é lançar ainda este ano outra bateria, essa projetada para uso em qualquer carro esportivo elétrico ou motocicleta. 

A melhoria é contínua. Assim, mesmo após lançarmos o primeiro produto, já iniciamos a segunda geração de desempenho. 

Lin acrescentou que, embora sua companhia esteja chamando atenção pela inovação, o uso de IA para redesenhar baterias provavelmente aumentará, o que pode mudar o mundo da fabricação de baterias de maneira semelhante à que a IA fez (e ainda está realizando) na medicina. “A combinação de IA, estatísticas e uma abordagem baseada em dados realmente transformou esse setor.”