Muitas empresas estão preocupadas em lançar um produto e serviço de qualidade, se preocupam com a estratégia de venda, com o lançamento, com a campanha de marketing, mas esquecem, na maioria das vezes, do que realmente importa: ouvir o cliente antes de fazer um atendimento.
É claro que todas as preocupações citadas acima são extremamente importantes para garantir uma parte do sucesso da empresa. No entanto, é preciso ir além e entender que os consumidores estão no centro deste processo.
Se antes quem vendia entendia muito mais em relação a quem compra, atualmente, os consumidores conhecem quase tudo sobre os produtos/serviços, a reputação das empresas e ainda como é produzido cada item. Certamente, isso impactou a maneira com que as marcas olham para as pessoas, proporcionando uma experiência diferenciada para cada cliente.
Direto ao ponto
Diria que o caminho estratégico a ser percorrido é a grande questão. Vai chegar primeiro aquele que souber oferecer uma experiência diferenciada do que aquele que só entrega produtos/serviços. Sem dúvidas, essa é uma dor das companhias: equilibrar serviços e produtos com as necessidades de cada consumidor.
Um levantamento da “The value of getting personalization right”, divulgado pela McKinsey, trouxe alguns dados interessantes sobre isso. Para se ter uma ideia, 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas. Além disso, 76% deles se frustram quando não encontram esse tipo de experiência nas marcas que consomem.
Acontece que o consumidor quer se sentir incluído e busca uma sensação de pertencimento. Sendo assim, prezam por marcas que ofereçam não só um produto, mas que também mostrem sua personalidade e as bandeiras que estão engajadas.
O contexto
Como fazer?
Conclusão
Tudo isso é desafiador, mas também é uma oportunidade de crescimento e sucesso. Ao manter presença nas redes sociais, investir em tecnologias e soluções inovadoras, agir com transparência e responsabilidade, investir em cultura corporativa e treinamento constante do seu time, sua empresa estará pronta para lidar com consumidores exigentes e ainda idealizá-los.
Quem já é Humano&Digital no relacionamento com os clientes pode ratificar a tese, quem ainda não faz, mas acredita, pode começar já!
Fonte: Olhar Digital
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