SES esclarece a prevenção da Febre Maculosa: sintomas, transmissão e tratamento
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul emite uma “Nota Técnica Informativa” para orientar a população e os profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas da Febre Maculosa, transmitida por carrapatos. O objetivo é conscientizar a todos sobre a prevenção, forma de transmissão e, principalmente, o tratamento da doença. O último caso registrado no estado foi em 2018.
O que é a Febre Maculosa? É uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato conhecido como carrapato-estrela, do gênero Amblyoma. Esse tipo de carrapato infectado pode ser encontrado em animais como cavalos, roedores e marsupiais, tanto em áreas rurais quanto urbanas.
A doença pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que haja exposição ao carrapato contaminado. No entanto, a população economicamente ativa (20 a 49 anos) é a mais afetada, principalmente homens que relatam exposição a carrapatos e animais silvestres. O alerta também se estende aos animais de estimação que frequentam ambientes como matas, rios ou cachoeiras e que não estão imunes aos carrapatos.
Prevenção
A prevenção da Febre Maculosa consiste em evitar o contato com carrapatos. A SES/MS recomenda as seguintes medidas de prevenção para a população, especialmente em locais onde há chances de exposição a carrapatos:
- Usar roupas claras, que facilitam a identificação dos carrapatos, uma vez que eles são escuros;
- Utilizar calças, botas e blusas de manga comprida ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas;
- Evitar locais com grama ou vegetação alta;
- Utilizar repelentes de insetos;
- Verificar se você e seus animais de estimação têm carrapatos;
- Caso encontre um carrapato em seu corpo, removê-lo com uma pinça. Quanto mais rápido retirar os carrapatos, menor será o risco de contrair a doença;
- Após a remoção do carrapato, lavar a área com álcool ou água e sabão;
- Não apertar ou esmagar o carrapato, removê-lo com cuidado e firmeza.
Sintomas
Os principais sintomas da Febre Maculosa são:
- Febre;
- Dor de cabeça intensa;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia e/ou dor abdominal;
- Dor muscular persistente;
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e nas solas dos pés;
- Gangrena nos dedos e orelhas;
- Paralisia dos membros, que começa nas pernas e pode afetar os pulmões, levando à parada respiratória.
Também é comum o surgimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem se espalhar para as palmas das mãos, braços
Confira a íntegra clicando aqui
Fonte: Dourados News
Comentários