O “zero rating” pode estar com os dias contados. A prática refere-se à estratégia comercial em que operadoras de internet dão acesso ilimitado a determinados aplicativos, como já acontece com o WhatsApp, Twitter e YouTube em alguns planos. Agora, a TIM, Claro e Vivo estão repensando esses pacotes e avaliando a cobrança pelo tráfego nos apps.

Acesso ilimitado

tecnologia
Mudança não será feita imediatamente e consumidores deverão poder renegociar planos (Imagem: Shutterstock)

O que dizem as operadoras

Claro

Segundo o presidente da Claro, José Feliz, o zero rating foi um “erro” em primeiro lugar, mas “não há nada que não possa ser consertado”. Atualmente, a operadora oferece WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook ilimitados, a depender do plano.

Vivo

Já a Vivo revelou que está reavaliando a prática e que, apesar de ter alguns pacotes ilimitados, não faz desse o seu padrão.

Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede.

Alex Salgado, vice-presidente de negócios

Além disso, Salgado reforça que ter tráfegos não remunerados sempre será um prejuízo para a empresa e que a avaliação será no sentido de entender se isso atrai mais clientes do que a operadora gasta.

Atualmente, a empresa dá o acesso somente para o WhatsApp na maioria dos planos pré e pós-pagos. Em alguns casos, inclui o Waze.

Imagem mostrando a conectividade entre as pessoas
5G é um dos investimentos das operadores de internet, que elas esperam retornam (Imagem: Pexels)

TIM

A TIM é outra que está reavaliando. No momento, a empresa oferece acesso livre ao WhatsApp e Deezer, sem descontar da franquia de internet nos planos pré-pagos.

Já nos planos pós-pagos, inclui outros aplicativos, como Instagram, Facebook e Twitter.

Segundo o diretor de receitas, Fábio Avellar, a operadora está buscando ampliar suas fontes de faturamento devido a grandes investimentos nas redes, como o 5G.

Com informações de Minha Operadora

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!