A Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária, mas será que isso afetará o preço dos carros? Segundo a Anfavea, a alíquota de calibração será determinante. Já um especialista em Direito Tributário espera redução de valores para o consumidor final.

Reforma tributária no setor automotivo

A indústria automotiva sempre reclamou dos altos impostos pagos na compra e venda de veículos. Atualmente, cerca de 40% a 50% do valor de um carro corresponde a impostos, enquanto a média em países desenvolvidos é de 20%.

A reforma tributária visa simplificar, substituindo impostos federais, estaduais e municipais por dois IVAs (Imposto sobre Valor Agregado). Além disso, será criado um Imposto Seletivo e acabará a cobrança em cascata.

Perspectivas sobre os preços dos carros

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, destaca que o impacto nos preços dependerá da alíquota de calibração, que ainda não foi definida.

Já André Felix Ricotta de Oliveira, especialista em Direito Tributário, acredita que a reforma tributária poderá resultar em valores menores para os consumidores, principalmente a partir de 2026, com a redução progressiva de outros impostos.

Com a não cumulatividade plena, há a tendência de não sobrecarregar tanto a indústria e as concessionárias em termos tributários. Essa é a expectativa.