Inovações tecnológicas recentes têm se concentrado em criar um futuro mais sustentável para o nosso planeta, enquanto o desenvolvimento tecnológico tem sido considerado há muito tempo uma questão complicada para a sustentabilidade.
Em 2023, à medida que o impacto da crise climática em nosso planeta e em nossas vidas se torna cada vez mais evidente, aqueles que trabalham em tecnologia e inovação sabem que a sustentabilidade é mais do que um simples desejo — é uma exigência urgente.
A inovação no setor de tecnologia nos últimos anos tem sido fortemente influenciada pelo desejo de fazer melhorias na redução da pegada de carbono global e na mitigação dos danos já causados ao meio ambiente.
Enquanto a inovação tecnológica tem acontecido em um ritmo e escala sem precedentes, criando produtos inovadores, lucrativos e úteis em certa medida, historicamente ela tem sido impulsionada por objetivos comerciais, sem realmente enfrentar os desafios mais amplos de sustentabilidade que enfrentamos e, em alguns casos, até mesmo adicionando ao fardo desses desafios”.
Nick Voulvoulis, professor de Tecnologia Ambiental no Imperial College London, à Euronews
“Conforme é reconhecido agora, a degradação ambiental diminui a capacidade do planeta de sustentar o desenvolvimento econômico, e o desenvolvimento econômico sustentável e a proteção ambiental, portanto, não podem mais estar em conflito, pois ambos são necessários para melhorar o bem-estar humano”, acrescentou ele. “Isso significa que a inovação tecnológica não pode negligenciar a questão da sustentabilidade, mas novamente, a inovação sozinha não é suficiente”.
Oportunidade para a sustentabilidade
Esses podem parecer dois problemas distintos, mas na realidade são desafios gêmeos: nenhum pode ter sucesso sem o outro. E ambos são igualmente importantes para o futuro da Europa.
Comissão Europeia
Isso pode ser a maior oportunidade única para a sustentabilidade na história da civilização humana, ou pode ser o maior risco. [O que realmente queremos ver é a] sustentabilidade sendo incorporada diretamente ao processo de transformação digital em si.
David Jensen, coordenador do Grupo de Trabalho de Transformação Digital do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), na Cúpula da Amazon Web Services no ano passado
Uma visão para um futuro sustentável
A busca por energia verde, renovável e abundante é uma das principais preocupações da humanidade. O hidrogênio tem um grande potencial, mas seu armazenamento e distribuição levantam questões logísticas e de segurança. Este prêmio nos coloca em um caminho para um futuro descarbonizado, aplicando nossa solução de armazenamento de hidrogênio em escala industrial.
Membro da equipe francesa na cerimônia de premiação.
Mais trabalho a ser feito
Transformações para a sustentabilidade envolvem redirecionamentos fundamentais das interações humano-ambientais atuais, exigindo intervenções coordenadas de políticas, tecnologia, comportamento e mercado, a fim de promover mudanças interconectadas nas práticas sociais, modelos de negócios, regulamentações e normas sociais, um processo intencional projetado para alterar fundamentalmente os componentes e estruturas por trás de nossas formas insustentáveis atuais, uma mudança de paradigma que permite a transição para a sustentabilidade.
Nick Voulvoulis, professor de Tecnologia Ambiental no Imperial College London, à Euronews
Com informações de Euronews.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários