Uma inovação da Universidade de São Paulo pode melhorar a qualidade de vida e ajudar pessoas com disfagia, uma condição que dificulta mastigar e engolir, impedindo a ingestão de alguns alimentos. A invenção é um conjunto de géis de leite e sucos de frutas feitos a partir de uma impressão em 3D, que poderão se unir à dieta desses pacientes e fazer com que eles não tenham mais certas restrições.
Invenção
A novidade foi desenvolvida em conjunto com uma universidade da França e procura ajudar pessoas com disfagia. Essa condição de saúde pode causar desnutrição. A pesquisa, então, desenvolveu os alimentos, impressos em 3D, para permitir que as pessoas tenham acesso a eles de forma saudável.
O objetivo geral é usar a tecnologia de impressão 3D como ferramenta para desenvolvimento de novos alimentos e aplicações biomédicas para melhoria da qualidade de vida da população. De forma mais específica, queremos apresentar alternativas para esse público, que poderão ser avaliadas por médicos e nutricionistas e, eventualmente, compor uma dieta disfágica.
Professora Bianca Maniglia, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP
Como os alimentos 3D foram feitos
Importância da invenção
O estudo foi publicado nas revistas Innovative Food Science & Emerging Tecnologies e Food Research International, e se soma a outros artigos que já estão em fase de aprovação sobre como lidar com a disfagia.
A esperança dos pesquisadores é que os alimentos em 3D produzidos por eles possam realmente compor a dieta de pessoas com a condição e melhorar a qualidade de vida. No entanto, eles reforçam como os produtos ainda serão avaliados por médicos e nutricionistas.
Com informações de Jornal da USP
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários