A X Corp (ex-Twitter) de Elon Musk está processando uma organização sem fins lucrativos que acusou a plataforma de permitir a proliferação de discurso de ódio. Isso intensificou o conflito entre o bilionário e o grupo de pesquisa.
Para quem tem pressa:
A empresa alega, numa ação movida na segunda-feira (31) em um tribunal federal, que o grupo – o CCDH (Centro de Combate ao Ódio Digital) – prepara sua pesquisa usando metodologias falhas para censurar pontos de vista com os quais discorda.
Até a publicação desta nota, a organização não tinha se manifestado sobre o processo. O grupo já havia defendido sua pesquisa e acusado Musk de tentar silenciá-la.
No processo, a empresa de Musk acusa o grupo de acessar indevidamente os dados da plataforma X por meio de scraping e obtenção indevida de credenciais de login num banco de dados operado por um fornecedor.
A ação busca um julgamento por júri, indenização monetária e a proibição do CCDH e de seus funcionários de acessar determinados dados relacionados à plataforma X.
Musk vs o grupo

O Centro de Combate ao Ódio Digital publicou várias pesquisas nas quais criticavam a empresa de rede social de Musk.
Por exemplo, um estudo publicado em junho apontou que o Twitter não tomou ação contra 99% das 100 postagens que os pesquisadores disseram conter conteúdo odioso.
A empresa de Musk contestou a pesquisa do CCDH. Alex Spiro, advogado da X Corp, enviou uma carta à organização em 20 de julho, acusando-a de fazer “uma série de alegações preocupantes e infundadas que parecem calculadas para prejudicar o Twitter em geral e seu negócio de publicidade digital especificamente”.
O Centro chamou a carta de uma tentativa de intimidá-los.
Musk tem como alvo o CCDH porque revelamos a verdade sobre a disseminação de ódio e desinformação no Twitter sob sua propriedade, e isso está afetando seus resultados.
Imran Ahmed, CEO do grupo, em comunicado
Situação do Twitter/X

A empresa de mídia social tem enfrentado desafios. Entre eles, estão uma pesada carga de dívidas e uma queda na publicidade.
Tudo isso veio após a aquisição da empresa por Musk, pelo valor de US$ 44 bilhões (aproximadamente R$ 210 bilhões) no final de 2022.
Muitos anunciantes abandonaram a plataforma após a aquisição de Musk, em parte devido a preocupações com sua abordagem à moderação de conteúdo.
A receita de publicidade caiu cerca de 50% e a empresa tem fluxo de caixa negativo, segundo uma postagem de Musk na sua rede social, em julho.
We’re still negative cash flow, due to ~50% drop in advertising revenue plus heavy debt load. Need to reach positive cash flow before we have the luxury of anything else.
— Elon Musk (@elonmusk) July 15, 2023
Ainda estamos com fluxo de caixa negativo, devido à queda de aproximadamente 50% na receita de publicidade, além da pesada carga de dívidas. Precisamos alcançar um fluxo de caixa positivo antes de nos darmos ao luxo de qualquer outra coisa.
Fonte: Olhar Digital






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