Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioPOLÍTICALula opta por conceder ministérios ao Republicanos e PP, mas busca diálogo...

Lula opta por conceder ministérios ao Republicanos e PP, mas busca diálogo direto “olho no olho”

spot_img

“Deputados Federais André Fufuca e Silvio Costa Filho Serão Ministros na Pequena Reforma do Governo Lula”

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou hoje que André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), deputados federais, farão parte da próxima reforma ministerial do governo Lula. Essa mudança, denominada de pequena reforma, será implementada em breve. Padilha destacou que as discussões diretas com o presidente Lula estão programadas para acontecer ainda este mês. Ele acrescentou que o presidente Lula já tomou a decisão de trazer esses dois parlamentares para integrar seu governo, representando duas bancadas de grande relevância no Congresso Nacional. Além disso, acredita-se que essa iniciativa possa atrair mais parlamentares para ocuparem cargos ministeriais.

O ministro não especificou quais ministérios serão ocupados por Fufuca e Silvio Costa, mas enfatizou que o presidente Lula valoriza a construção de relações com as lideranças partidárias, visando fortalecer sua base no Congresso Nacional. Padilha ressaltou que essas conversas diretas ocorrerão durante o mês de agosto e que a decisão do presidente já foi tomada, visando trazer essas forças partidárias e bancadas de deputados federais para o governo, colaborando assim com a aprovação de projetos por meio de votações no Congresso.

No primeiro semestre deste terceiro mandato de Lula, a governabilidade foi um desafio, visto que o Executivo não detém uma maioria parlamentar. É necessário negociar com os parlamentares para que as propostas enviadas ao Parlamento sejam aprovadas. A alocação de direções ministeriais tem sido um mecanismo de negociação. Esse rearranjo ministerial ocorre após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, mencionar a falta de consenso para aprovar o arcabouço fiscal. Em situações anteriores, o presidente Lula já destacou que a entrada do “Centrão” no governo contribuirá para uma maior estabilidade nas aprovações das medidas propostas pelo Executivo.

Com a adesão do Partido Progressista (PP) e do Republicanos ao terceiro mandato de Lula, a base governista passará a contar com cerca de 300 parlamentares, ultrapassando metade do total na Câmara. André Fufuca está sendo considerado para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, sucedendo Wellington Dias. Por sua vez, Silvio Costa Filho poderá assumir o Ministério do Esporte, em substituição à atual ministra Ana Moser.

.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img