Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Tesla toma processo por propaganda enganosa sobre autonomia dos seus carros

Tesla toma processo por propaganda enganosa sobre autonomia dos seus carros

Elon Musk entrando em carro cercado por seguranças

Um processo de ação coletiva está sendo movido contra a Tesla na Califórnia (EUA). Os proprietários acusam a empresa de Elon Musk de ter feito propaganda enganosa e exagerado sobre a autonomia de seus carros elétricos.

Para quem tem pressa:

Os três autores do processo alegam que seus carros Tesla não alcançaram a estimativa de autonomia anunciada e que suas reclamações foram ignoradas.

Embora todos os carros elétricos geralmente tenham uma autonomia cerca de 12,5% menor do que a anunciada, o processo sugere que as estimativas da Tesla são menos precisas em comparação com outras marcas e que a empresa pode ter tentado silenciar os clientes insatisfeitos.

Processo contra a Tesla

Carro da Tesla andando na rua
(Imagem: Matt Weissinger/Pexels)

O processo alega fraude, violação de garantias e concorrência desleal por parte da empresa.

Se o status de ação coletiva for concedido, o processo abrangerá todos os proprietários de modelos Tesla 3, S, X e Y na Califórnia. Os autores do processo buscam indenizações (não especificadas) por parte da Tesla.

O processo vem após a Reuters revelar que a Tesla vem modificando as estimativas de autonomia de seus veículos elétricos há cerca de uma década.

É assim: os carros exibem números inflacionados quando totalmente carregados e números precisos somente abaixo de 50% de carga.

Para lidar com as reclamações dos clientes, a Tesla supostamente criou uma Equipe de Desvio para persuadir os usuários a desistir de chamadas de suporte relacionadas à autonomia. Não se sabe ao certo se a Tesla ainda utiliza essas táticas.

A Agência de Proteção Ambiental solicitou à empresa de Musk que reduzisse as estimativas de autonomia a partir do ano modelo de 2020.

A Coreia do Sul impôs uma multa de US$ 2,2 milhões (aproximadamente R$ 11 milhões) à Tesla por supostamente não informar adequadamente os clientes sobre a diminuição da autonomia dos veículos elétricos em condições de frio.

Fonte: Olhar Digital

Comentários