Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESProcuradoria-Geral da República indica que Polícia Militar do DF poderia ter prevenido...

Procuradoria-Geral da República indica que Polícia Militar do DF poderia ter prevenido incidentes do 8 de Janeiro

spot_img

Polícia Federal prende membros da cúpula da PMDF por omissão durante invasão a sedes dos Três Poderes

Nesta sexta-feira, 18, a Polícia Federal realizou a prisão preventiva de sete membros e ex-membros da alta liderança da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). As ações ocorreram em decorrência da acusação de omissão durante a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro. A Procuradoria Geral da República (PGR) encaminhou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que a PMDF tinha informações suficientes para evitar os atos de violência na data mencionada.

A Operação Incúria, liderada pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, sob o comando do subprocurador Carlos Frederico Santos, resultou em sete prisões preventivas e cinco mandados de busca e apreensão. Os mandados foram executados contra o coronel Klepter Rosa Gonçalves (comandante-geral da PMDF), coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, coronel Jorge Eduardo Naime (já detido), major Flávio Silvestre de Alencar (já detido), tenente Rafael Pereira Martins e coronel Fábio Augusto Vieira (ex-comandante-geral no ano passado).

Com base em investigações, Carlos Frederico concluiu que houve tentativa de conspiração entre a alta cúpula da Polícia Militar. Segundo ele, “Contaminada ideologicamente, a cúpula da PMDF, especialmente pelos ora denunciados, esperava uma insurgência popular que poderia assegurar a permanência de Jair Messias Bolsonaro na Presidência da República”. O relatório também revela que oficiais trocaram informações conspiratórias sobre supostas fraudes nas urnas. Além disso, mensagens, áudios e vídeos mostram insatisfação dos PMs em relação às Forças Armadas por não terem impedido a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a investigação, os policiais tinham conhecimento suficiente para evitar a invasão aos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. O relatório declara que “Dentre os interlocutores, figuravam todos os oficiais de alta patente (coronéis e major) denunciados, que foram municiados com informações suficientes para que a PMDF pudesse cumprir, com sucesso, o dever de interromper o curso causal que rumava aos atos criminosos de 08 de janeiro de 2023”.

Mensagens trocadas entre os oficiais também foram destacadas no relatório, revelando suas opiniões sobre a situação política e militar do país. A investigação da PGR e da PF contradiz a alegação dos agentes da PMDF de que houve uma falha no sistema de inteligência que os impediu de prever a invasão.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img