O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fechou uma parceria com a Meta nesta quarta-feira (30), considerado o Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas. Juntos, o órgão e a empresa dona do Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads vão publicar alertas de crianças e jovens desaparecidos.

Para você ter uma ideia, só de janeiro a julho deste ano 42.272 pessoas foram dadas como desaparecidas, segundo dados da Agência Brasil. E “apenas” 26.296 foram encontradas neste período.

Parceria MJSP e Meta

No início deste ano, MJSP se reuniu com plataformas de redes sociais para discutir atuação frente a post extremistas online (Foto: Shutterstock)

Que estados vão aderir?

Na primeira fase do projeto, o Distrito Federal e os estados do Ceará e Minas Gerais vão aderir ao programa da Meta com o MJSP.

De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, a escolha desses três locais deve-se às estruturas já existentes para viabilizar a parceira.

Esses estados já têm políticas minimamente estruturadas no trato da política de pessoas desaparecidas, e se dispuseram a fornecer os instrumentos tecnológicos, de pessoal e de logística, que são importantes para a estruturação inicial desse projeto.

Tadeu Alencar, secretário Nacional de Segurança Pública

Se o programa tiver êxito, Flávio Dino prevê que, a partir de janeiro de 2024, o programa será implementado no restante do país, em governos estaduais que se voluntariarem.

Imagem mostrando com desfoque o logo do Facebook
Futuramente, pode ser que a parceria se estenda para o WhatsApp (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Relação com a Meta e outras redes sociais

Há alguns meses, as big techs e o MJSP divergiram quanto a atuação das plataformas no Brasil. No início do ano, o órgão queria que as redes sociais fizessem a moderação e a exclusão de conteúdos extremistas, diante das publicações sobre ataques nas escolas, e as empresas presentes no país foram contrárias.

Agora, MJSP e Meta se juntam em prol de uma causa. De acordo com a representante da Meta, Emily Vacher, a big tech ainda está estudando ampliar a parceria para outras redes sociais da companhia, como o WhatsApp, usado amplamente no Brasil, e para o novo app Threads.