O governo estuda a possibilidade de implementar uma tributação variada de acordo com a potência dos carros, segundo o secretário de Desenvolvimento Industrial, Uallace Moreira. A ideia do projeto, que faz parte do Programa Rota 2030, é incentivar o uso de carros menos poluentes ao meio ambiente.

A proposta é da tributação acontecer a partir do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas há contradições no projeto.

Tributação para carros

O intuito da tributação é incentivar o consumo de alguns veículos em detrimento de outros. Nesse caso, o incentivo rola para carros com tecnologias menos poluentes.

Segundo o professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Ayres Barreto, ao Jornal da USP, a política é importante para se pensar numa evolução sustentável, mas sem deixar de considerar outras áreas de investimento da indústria.

Ainda, de acordo com Barreto, essa já é implementada no contexto mundial, para induzir o comportamento do consumidor a comprar um determinado veículo. Atualmente, carros 1.0 já tem IPI reduzido no Brasil.

Veículos elétricos
Imagem: guteksk7 / Shutterstock

Como a tributação funcionaria (e as contradições)

Carros
Imagem: Alf Ribeiro/ Shutterstock)

O que seria feito com a tributação

Apesar das ressalvas ao projeto, Barreto defende que ela pode incentivar o avanço na tecnologia sustentável e gerar empregos nesse setor.

Além disso, com a arrecadação maior por conta da nova tributação, o valor pode ser revertido para as próprias empresas produtoras – por exemplo, para baratear produtos ecologicamente corretos.

No entanto, o professor acrescenta que o governo deve pensar em outras formas de investir esses valores.