Dados divulgados Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que os acessos de TV por assinatura no Brasil tiveram uma queda de 1,5% em julho, na comparação com o mês de junho. Com o resultado, a televisão fechou o sétimo mês de 2023 com 12,68 milhões de clientes em todo o país, sendo 1,4 milhões de acessos livres via satélite.
Leia mais
Segundo a Anatel, em junho, o número de acessos somava 12,87 milhões. Isso significa que houve uma redução de aproximadamente 192 mil assinantes no período de um mês. Quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, a queda chega a 14,8%.
A Claro segue na liderança do segmento, mas teve queda de 1% na comparação mensal e de 11,8% no acumulado de 12 meses. Em seguida, aparecem a Sky, Oi e Vivo, segundo informações do portal Tele.Síntese
Ranking de clientes de TV’s por assinatura
Telefonia fixa também apresenta queda
Assim como a TV por assinatura, a telefonia fixa segue em queda no Brasil. Segundo a Anatel, em julho, eram 26,34 milhões de linhas, queda de 0,6%, na comparação com junho, quando haviam sido contabilizadas 26,49 milhões de linhas. Em relação ao mesmo período do ano passado a queda chega a de 5,7%. Eram 27,95 milhões de linhas na oportunidade.
Os dados ainda mostram que as autorizadas lideram a oferta de linhas fixas, com 54% das linhas ativas ao fim de julho. As concessionárias, por sua vez, ficaram com 46% da base total. No total do mercado, Claro (7,61 milhões), Oi (7,18 milhões) e Vivo (6,77 milhões) são responsáveis por quase 82% dos acessos.
A fibra óptica é a tecnologia mais utilizada nas conexões de telefones fixos. São mais de 12,44 milhões de linhas com esse tipo de cabo no país. Inclusive, o número de linhas com fibra aumentou em cerca de 30 mil entre junho e julho. Cabos metálicos (9 milhões de acessos) e coaxiais (4 milhões) vêm logo atrás.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários