A Amazon anunciou nesta terça-feira (12) que investirá em captura direta de ar (DAC, na sigla em inglês), uma tecnologia que suga o carbono do ar.

O que você precisa saber:

Como a tecnologia funciona

Esses sistemas são projetados para serem atualizados com sorventes de próxima geração que filtram o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, segundo o comunicado. Sorventes são materiais sólidos que possuem grande área superficial (muitas vezes porosos) e fazem essa absorção.

Com estes dois novos investimentos na captura direta de ar, pretendemos atingir as emissões que de outra forma não poderíamos eliminar na sua fonte. Também estamos ajudando a lançar tecnologias que sabemos que o mundo precisará para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas globais – apoiando o crescimento dessas tecnologias para que também estejam disponíveis para outras empresas e organizações.

Kara Hurst, vice-presidente de sustentabilidade mundial da Amazon.

Como relata a Reuters, muitos cientistas acreditam que a extração de carbono da atmosfera é a única forma de cumprir os objetivos da ONU para reduzir mudanças climáticas causadas pela queima de combustíveis fósseis.

Na semana passada, a Microsoft tomou uma medida semelhante ao anunciar um investimento na startup Heirloom Carbon, comprometendo-se com a remoção de até 315 toneladas métricas de dióxido de carbono ao longo de 10 anos.