Nesta sexta-feira (15) comemora-se o Dia do Cliente, que propõe estreitar a relação entre comércio e consumidores. Diversos varejistas aproveitam a data para oferecer promoções especiais, cupons de desconto e sorteios, inclusive pela internet. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com as compras online.
A data comercial também é uma brecha para golpes cibernéticos, cada vez mais comuns no país. Para você ter uma ideia, aproximadamente 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online, relacionado principalmente a roubo de dados pessoais e bancários, de acordo com levantamento da Nord Security. Isso posiciona o Brasil como o segundo país que mais sofre com ataques virtuais na América Latina.
Com a maior ocorrência de compras online, a segurança é um dos pilares mais impactados, devido a usuários mal-intencionados que exploram as vulnerabilidades do sistema eletrônico para acessar, ilegalmente, informações sensíveis.
Jonathan Arend, consultor responsável pela área de cibersegurança da Keeggo
Dicas de segurança para compras online
O especialista recomenda cinco cuidados para deixar suas compras online mais seguras. São eles:
Arend ressaltou:
É de extrema importância utilizar tecnologias de segurança ofensiva (proativa) e defensiva (reativa), para se proteger antecipadamente de ataques e saber de que forma agir em incidentes já performados.
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Fonte: Olhar Digital
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