E se, ao invés de buscar uma encomenda diretamente na loja ou recebê-la em casa em data marcada, com único motoboy, houvesse um meio-termo?

Engenheiros estão preocupados com as emissões e a falta de sustentabilidade que envolve as compras online e sua estrutura de entregas. Como solução, eles propuseram projeto de rotas inteligentes, que avisariam os compradores quando os veículos estivessem se aproximando de suas residências.

Não é que eles teriam de sair de suas casas atrás da encomenda, mas, sim, que as entregas fariam parte de trajeto maior, que considera coletas e outros serviços pelo caminho.

Entregas inteligentes

Projeto garante melhorias no trabalho a entregadores de aplicativo
Entregas “inteligentes” otimizariam tempo do profissional (Imagem: Tricky_Shark/Shutterstock)

Vantagens

Além de economizar tempo e recursos na hora de entrega, os pesquisadores também pensaram em modelos programáveis para aplicar no dia-a-dia e permitir que o programa tome decisões de como prosseguir diante das rotas e das entregas programadas, bem como a necessidade dos clientes.

Ou seja, se ele identificar que um cliente precisa que um item seja coletado, traçará a melhor rota para fazê-lo, de forma que economize tempo e distância em seu trajeto.

Apesar de isso já existir no Brasil, o site Tech Xplore ainda menciona que os cientistas acreditam que o projeto pode trazer lucro para os varejistas e criar novo modelo de negócio, em que as rotas sejam verdadeiro circuito.