Exército israelense intensifica ataques a Gaza; mil alvos atingidos
Nesta segunda-feira, 9, o exército de Israel lançou uma intensa ofensiva na Faixa de Gaza. A “Al Jazeera” relata que a Força Aérea israelense realizou uma grande quantidade de ataques contra infraestruturas civis e áreas residenciais de Gaza. O exército afirma que está prestes a executar uma das maiores ondas de ataques aéreos contra o Hamas na região. Estima-se que mais de mil alvos em Gaza foram atingidos.
Os ataques visaram locais de armazenamento e fabricação de armas, centros de comando e controle, e lançadores de foguetes. Além disso, edifícios residenciais, mesquitas, uma universidade, um hospital e uma empresa de telecomunicações foram atingidos. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que essa guerra “vai mudar o Oriente Médio” e que os bombardeios atuais são apenas o começo de um processo mais longo.
A situação é crítica, com o sistema de saúde de Gaza à beira do colapso devido aos bombardeios e aos cortes de energia impostos por Israel. A guerra entre israelenses e o grupo Hamas já resultou em mais de 1.260 mortos e uma grande destruição, incluindo 700 mortes em Israel, 560 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia.
O Exército israelense confirmou a recuperação de todas as zonas tomadas há dois dias pelas milícias, mas alerta sobre a possibilidade de “terroristas” ainda estarem escondidos nessas áreas. O governo israelense impôs cortes totais de eletricidade, alimentos e combustível à Faixa de Gaza, aumentando a tensão na região.
*Com informações de agências internacionais
התחלנו. ישראל תנצח 🇮🇱 pic.twitter.com/tCwDLXkyaY
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) October 9, 2023
Fonte: Jovem Pan News
Comentários