Muito popular e tradicional nos EUA, a Black Friday se consolidou no Brasil e passou a ser aguardada com expectativa maior a cada ano. O famoso dia de promoções atrai uma multidão de consumidores, aquece o comércio e movimenta o setor varejista nas lojas físicas e online. Em 2023, a Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro.

O famoso dia de ofertas segue o calendário norte-americano e anualmente ocorre na última sexta-feira do mês de novembro. Isso porque a tradição é realizar a data de grandes ofertas após o Dia de Ação de Graças, comemorado em 23 de novembro.

Em 2023, a Black Friday cairá no dia 24 de novembro. Em geral, as lojas de varejo estendem as liquidações até a segunda-feira seguinte, a chamada Cyber Monday. O dia recebe esse nome porque é um dia dedicado às compras pela Internet.

Histórico da Black Friday

A primeira Black Friday brasileira aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. Na ocasião, cerca de 50 varejistas participaram. Com o passar do tempo, a data só cresceu, atraiu mais lojas participantes e foi conquistando mais público.

Em 2013, a nossa Black Friday bateu seu recorde, faturando R$770 milhões em comércio online. Com a expansão do evento, tanto o público como o próprio comércio perceberam a excelente oportunidade de compras. Mas para isso, precisamos nos educar em relação às promoções, descontos e risco de fraudes.

A data também alcançou popularidade pelo lado ruim. Falsos descontos, golpes em sites, entre outros inconvenientes fizeram com que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net) criasse o código de ética para a Black Friday e publicasse uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula. 

Dessa forma, a data têm atraído muito mais consumidores para lojas e sites que, de fato, realizam grandes ofertas. Os produtos mais desejados são os eletroeletrônicos, principalmente televisores e smartphones.

E até quando vai a Black Friday?

E não é só de sexta-feira que se faz uma Black Friday! Dependendo da loja, é possível encontrar liquidações não apenas na sexta-feira. Há lojistas que estendem os descontos por uma semana (Black Week) ou até o mês todo (Black November).

Negócio da China

A Black Friday teve seu início no século 19 nos EUA, mas o nome pegou mesmo na década de 1960. Com o passar do tempo e com avanço da tecnologia, diversas empresas aderiram à Black Friday ao redor do mundo. 

Por falar em mundo, sabemos que o celeiro de compras do mundo é a China, então, é importante saber quando é a Black Friday por lá.

Black Friday na China é Dia do Solteiro

Escolhida por causa do número 1, que simboliza alguém solteiro, a data oficial do Dia dos Solteiros na China é dia 11 de Novembro. Mas não adianta se deixar levar pelo romantismo, a data está ligada a grandes ofertas que agitam o varejo.

Atualmente, o Dia dos Solteiros é o período mais importante para o e-commerce chinês. A data supera inclusive a Black Friday e a Cyber Monday.

A Black Friday Chinesa tornou-se um data comercial em 2009, quando o Aligroup  passou a oferecer descontos de até 90% em seus produtos durante a data. Mas emplacou mesmo quando a gigante de vendas Alibaba registrou o termo. Para se ter uma ideia, em 2018, o Grupo Alibaba registrou US$ 30,8 bilhões em vendas durante as 24 horas de promoção.

Mas não é somente o dono da data que fatura alto, muitos sites chineses, como a Shopee, surfam na mesma onda para alavancar suas vendas. A estratégia é oferecer preços ainda menores em produtos que, tradicionalmente, já são mais baratos em relação às marcas concorrentes.

O Dia dos Solteiros chegou ao Japão, aos Estados Unidos e até mesmo ao Brasil. A data já movimenta o mercado do Ocidente coma participação de nomes como AliExpress, Americanas.com, Gearbest, Light in the Box, e-Bay, entre outros.

Fique de olho no que vale a pena conferir:

Principais lojas:

Portanto, se planejar com antecedência é uma ótima dica para conseguir aproveitar o que as datas de promoções têm de melhor. Pesquisar também continua sendo um sábio conselho para fazer bons negócios. Faça uma lista dos produtos que deseja comprar, afinal, do tênis da moda ao celular de última geração, o céu é o limite para suas compras (ou até o limite do cartão de crédito!)