O Sistema de Segurança Interna (SSI) de Portugal decidiu elevar o nível de ameaça terrorista de “moderado” para “significativo” em decorrência do conflito entre Israel e o Hamas. Essa decisão foi tomada com base em razões preventivas e visa monitorar a situação em parceria com outros países europeus. Anunciada em um comunicado nesta sexta-feira, 20, essa ação coloca o nível de ameaça em Portugal no grau 3, em uma escala de 5.
É importante destacar que o SSI reforçou a segurança de pessoas e estabelecimentos diplomáticos, considerados de maior risco. No entanto, não há qualquer indício que aponte para o desenvolvimento de ações terroristas em território nacional. O nível 3 permite que as forças e serviços de segurança do Estado adotem medidas de segurança, tanto passivas quanto ativas, que sejam consideradas necessárias, de forma flexível e pragmática, sempre respeitando a adequação, proporcionalidade e com uma vigilância reforçada.
O conflito entre Israel e o Hamas teve início em 7 de outubro, quando o grupo islâmico lançou um ataque surpresa em solo israelense, resultando em 1.400 mortes e mais de 200 pessoas sequestradas e levadas para a Faixa de Gaza. Em resposta, Israel realizou bombardeios em Gaza, causando a morte de pelo menos 4.137 palestinos e deixando mais de 13 mil feridos. Desde então, também ocorreram ataques terroristas em países europeus, como Bélgica e França.
*Com informações da agência EFE
Fonte: Jovem Pan News
Comentários