Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Meta pede desculpas por inserir ‘terrorista’ na bio do Instagram de usuários...

Meta pede desculpas por inserir ‘terrorista’ na bio do Instagram de usuários palestinos

Um problema na tradução automática do árabe para o inglês, segundo a Meta, teria sido o responsável por aparecer na bio do Instagram de alguns usuários palestinos a palavra ‘terrorista’.

Ao anunciar que o bug já foi solucionado, a empresa se desculpou pelo ocorrido. “Corrigimos um problema que causava brevemente traduções inadequadas em árabe em alguns de nossos produtos. Pedimos sinceras desculpas por isso ter acontecido”, disse um porta-voz da Meta ao site The Guardian Australia.

Entenda a polêmica:

Desde que a guerra entre Israel e o Hamas começou, a Meta vem sendo acusada de censurar postagens em apoio à Palestina em suas plataformas. Crédito: Tomas Ragina – Shutterstock

“Isso não se limitou a posts sobre Israel e Gaza”, diz Meta sobre bug nos stories

Fahad Ali, secretário da Electronic Frontiers Australia e palestino baseado em Sydney, acredita que não houve transparência suficiente da Meta sobre como a tradução absurdamente errada foi permitida. “Há uma preocupação real com esses vieses digitais se infiltrando e precisamos saber de onde isso está surgindo”.

Em um comunicado, a Meta disse que novas medidas foram introduzidas desde que o início da guerra para “abordar o aumento de conteúdo prejudicial e potencialmente prejudicial que se espalha em nossas plataformas” e que “não há verdade na sugestão de que a empresa está suprimindo a voz de quem quer que seja.

Segundo a empresa, um bug fez com que reels e posts compartilhados nos stories do Instagram não estivessem aparecendo para algumas contas, levando a um alcance significativamente reduzido – “e isso não se limitou a postagens sobre Israel e Gaza”.

Fonte: Olhar Digital

Comentários