Israel divulgou imagens aéreas nesta quarta-feira, 25, que mostram tanques de combustível na Faixa de Gaza, alegando que o Hamas não está repassando esse recurso para a região. Essa falta de combustível está afetando a operação dos hospitais e as atividades da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA), que pertence à ONU. A UNRWA anunciou que encerrará suas operações nesta quarta-feira se não houver distribuição de combustível.
“Esses tanques estão em Gaza. Eles contêm mais de 500 mil litros de combustível. Pergunte ao Hamas se você pode tê-los”, escreveram as Forças de Defesa de Israel (IDF) ao compartilhar as imagens em sua conta no X (antigo Twitter). A distribuição de combustível para Gaza tem sido uma fonte de tensão no Oriente Médio, uma vez que Israel argumenta que o Hamas poderia usar o combustível como arma.
No domingo, quando o segundo comboio de ajuda humanitária entrou na região, seis tanques de combustível foram disponibilizados, mas a ONU alega que essa quantidade não é suficiente. De acordo com a ONU, seriam necessários pelo menos 100 caminhões diários para atender às necessidades de todos os habitantes de Gaza.
Nesta quarta-feira, a agência alertou que interromperá suas operações se não conseguir combustível com urgência. A relação entre Israel e o Hamas ficou tensa durante uma reunião do Conselho de Segurança na terça-feira, quando o secretário-geral da ONU, António Guterrez, criticou os ataques do Hamas e mencionou a ocupação palestina de terras. Isso levou o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan, a pedir a renúncia de Guterrez, alegando que suas palavras eram distorcidas e imorais.
Nesta quarta-feira, Guterrez respondeu às críticas, afirmando estar chocado com a interpretação equivocada de suas declarações e que não estava justificando os atos de terrorismo do Hamas.
These fuel tanks are inside Gaza.
They contain more than 500,000 liters of fuel.
Ask Hamas if you can have some. https://t.co/Dlag6VdbMq pic.twitter.com/WXzZMFr8yI
— Israel Defense Forces (@IDF) October 24, 2023
Fonte: Jovem Pan News
Comentários