Em meio à crescente tensão na fronteira norte de Israel, que faz fronteira com o Líbano, e a incerteza sobre o envolvimento do Hezbollah na guerra entre Israel e o Hamas, que começou em 7 de outubro, as Forças de Defesa de Israel anunciaram ter realizado ataques em diversas posições do grupo xiita no sul do Líbano. Por meio de sua conta oficial no Twitter, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que seus caças atacaram a infraestrutura terrorista do Hezbollah, destruindo armas, postos e locais usados pela organização. Essa ação foi uma resposta aos disparos de morteiros e a um ataque de mísseis vindos do norte de Israel.
Esses ataques, provenientes de ambos os lados, marcam a maior tensão na região desde 2006, quando as tropas israelenses e o Hezbollah travaram uma guerra de 16 dias com intensos tiroteios, resultando em quase 50 mortes em ambos os lados.
Além do ataque no Líbano, o Exército israelense informou que bombardeou a casa do vice-líder do gabinete político do Hamas, Saleh Al-Arouri, na cidade de Arura, perto de Ramallah. Essas ofensivas aumentam em um momento em que Israel avança em direção à Faixa de Gaza para iniciar a ofensiva terrestre prometida desde o início do conflito. Até agora, quase 10.000 mortes foram registradas no conflito, com 1.400 ocorrendo em território israelense e 8.525 na Faixa de Gaza. O Ministério da Saúde de Gaza relatou que mais de 3.500 crianças estão entre as vítimas desde o início do conflito, que começou com um ataque surpresa do movimento islamita em Israel em 7 de outubro. Na manhã desta terça-feira, as Forças de Defesa de Israel disseram ter atacado 300 alvos vinculados ao Hamas.
*Com agências internacionais
IAF fighter jets struck Hezbollah terrorist infrastructure including weapons, posts and sites in Lebanon. pic.twitter.com/qDjo8tz7Qu
— Israel Defense Forces (@IDF) October 31, 2023
Fonte: Jovem Pan News
Comentários