Partidos Governistas Preocupados com Possível Relator do Novo Ensino Médio
Os partidos governistas estão expressando desconforto com a suposta escolha do deputado federal Mendonça Filho (União-PE) para a relatoria do novo ensino médio. Isso se deve ao fato de que o deputado foi ministro da Educação durante a gestão do ex-presidente Michel Temer, período em que ocorreu a reforma educacional. A decisão para a relatoria teria sido tomada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), embora ainda não tenha sido oficializada. As informações são provenientes do jornal Estado de São Paulo.
Os parlamentares governistas receiam que Mendonça Filho possa obstruir ou dificultar as mudanças planejadas pelo governo para o ensino médio, especialmente aquelas de natureza ideológica. A abordagem de questões com perspectivas consideradas conflitantes gerou controvérsias durante a aplicação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Membros do Congresso acusam o Ministério da Educação de promover ensinamentos contrários ao setor agropecuário. Nesta terça-feira, 7, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) apresentou um requerimento para que o ministro Camilo Santana preste esclarecimentos perante a Comissão de Agricultura do Senado. Da mesma forma, o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN) também solicitou que Camilo Santana esclareça a situação, desta vez na Comissão de Educação da Câmara. A Frente Parlamentar da Agropecuária pediu a anulação de três questões do Enem, alegando que estas continham o que os organizadores da prova consideram “aspectos negativos do setor”, como violência simbólica, superexploração, chuvas de agrotóxicos e violência contra a pessoa.
*Com informações do repórter André Anelli.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários