Inteligência Artificial (IA) será a área mais importante da tecnologia em 2024. É o que indica uma pesquisa do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), que entrevistou 350 executivos de tecnologia em cinco países, incluindo Estados Unidos e Brasil. Ainda, o levantamento mostrou que, na opinião dos entrevistados:

IA em 2024

A pesquisa feita pelo IEEE busca entender as tendências tecnológicas de 2024 e, para isso, entrevistou 350 CTOs (Chief Technology Officer), CIOs (Chief Information Officer) e diretores de Tecnologia da Informação nos EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil.

O levantamento mostrou que 65% dos entrevistados acreditam que a IA generativa continuará dominando a tecnologia em 2024. 44% acreditam que o 6G deve se tornar padrão nos próximos 3 a 5 anos.

Além disso, quando perguntados quais as três principais áreas de importância no ano que vem, os entrevistados responderam:

Ilustração da tecnologia 6G
Entrevistados acreditam no futuro do 6G (Créditos: Photon photo/Shutterstock)

Impacto da IA

Entre as principais aplicações da IA no ano que vem, os entrevistados mencionaram a identificação e prevenção de vulnerabilidades de cibersegurança (54%); aumento da eficiência na cadeia de suprimentos e na automação de armazéns (42%); e auxílio e aceleração de desenvolvimento de software e automatização do atendimento ao cliente (38%).

Outros ainda mencionaram automatização do atendimento ao cliente, agilizar seleção de candidatos, acelerar mapeamento de doenças e automatizar fontes de energia de serviços públicos.

Boa parte (41%) ainda revelou que acredita que a IA vai aumentar a porcentagem de empregos em 26%-50% em 2024.

Computador quântico
Computação quântica também terá um papel significativo na tecnologia no ano que vem, segundo entrevistados (Imagem: shutterstock/JLStock)

Tecnologia em 2024

De acordo com a pesquisa do IEEE, os cinco principais setores mais impactados pela tecnologia em 2024 serão:

Ainda, 42% dos entrevistados concordam que o 5G impactará a conectividade e automação dos veículos e que os setores de Telemedicina, Aprendizado Remoto, Entretenimento, Esportes e Streming de Eventos ao Vivo, entre outros, serão beneficiados pelo 5G no Brasil.

Quântica e sustentabilidade

Para além da IA, os entrevistados também vêm impactos significativos da quântica (87% concordam, sendo 51% que concordam fortemente). 86% acreditam que a computação quântica se destacará pelo poder de computação maior, com melhor criptografia e segurança.

Eles ainda creem que a sustentabilidade continuará a ser uma prioridade (92% concordam, sendo 54% que concordam fortemente) e que as tecnologias vão priorizar metas de sustentabilidade.