Lula Critica Conflito no Oriente Médio e Celebra Retorno de Brasileiros de Gaza
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou críticas contundentes nesta segunda-feira, 13, em relação às consequências do conflito no Oriente Médio, que resultou em mais de 11 mil vítimas desde 7 de outubro. Ele condenou tanto as ações do grupo terrorista Hamas quanto as retaliações do Estado de Israel, especialmente focando nos ataques a crianças e mulheres.
Durante a sanção da atualização da Lei de Cotas, Lula declarou que a quantidade de mulheres e crianças mortas, juntamente com crianças desaparecidas, é incomparável a qualquer outra guerra. Ele criticou tanto as ações do Hamas quanto as de Israel, afirmando que ambas são graves, resultando na morte de inocentes sem critério.
O Presidente destacou a falta de justificativa para os ataques, especialmente condenando o lançamento de bombas em áreas civis, como hospitais, alegando a presença de terroristas. Ele enfatizou a necessidade de priorizar a segurança de crianças e mulheres antes de qualquer conflito.
Além das críticas, Lula comemorou o retorno dos brasileiros que aguardavam permissão para deixar a Faixa de Gaza. Ele anunciou que 32 famílias conseguiram ser resgatadas e chegarão a Brasília na noite desta segunda-feira. O ex-presidente afirmou que o governo não deixará nenhum brasileiro na região contra a vontade, buscando soluções para trazer de volta aqueles que desejam retornar ao Brasil. O processo de repatriação contou com um voo da Presidência da República, que transportou os brasileiros e seus familiares, totalizando 1.477 passageiros resgatados pela “Operação Voltando em Paz”.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários