Moradores de Manaus observaram falhas nos serviços de internet durante a manhã e a noite da última quarta-feira (15), conforme o Olhar Digital reportou aqui.
De acordo com a Claro, a instabilidade foi causada pelo rompimento de cabos de telefonia na região. Clientes de outras operadoras, como TIM e Vivo, também enfrentaram instabilidade na conexão.
Falha na internet em Manaus
Outras operadoras de internet
Em nota, a TIM confirmou instabilidades na rede, mencionando que os usuários poderiam ter “enfrentado dificuldades para trafegar dados e realizar chamadas devido a falhas na rede da operadora”. A empresa não revelou o motivo da falha.
Já a Vivo confirmou “falhas no meio de transmissão, que provocaram intermitência na rede”.
O que diz a Associação Brasileira de Internet
Em nota, a Associação Brasileira de Internet (Abranet) lamentou “mais um episódio de paralisação e indisponibilidade nos serviços de telefonia móvel celular e fornecimento de internet” durante a quinta-feira. A associação afirmou que a causa teria sido o rompimento de cabo de fibra óptica na BT 319, que deixou os estados de Amazon e Roraima sem internet.
A Abranet ainda revelou que os serviços da Claro foram os responsáveis pela sobrecarga no trecho, que afetou as redes da TIM e da Vivo, e destacou a necessidade de uma mudança no cenário de fornecimento de internet.
Leia o posicionamento na íntegra:
A Abranet (Associação Brasileira de Internet) lamenta mais um episódio de paralisação e indisponibilidade nos serviços de telefonia móvel celular e fornecimento de internet nos estados de Amazonas e Roraima ocorrido nesta quarta-feira (15), por ocasião do rompimento de um cabo de fibra óptica em um trecho da BR 319, que liga Manaus à Porto Velho.
A associação cobra ações, não apenas das operadoras que atuam na Região Norte, mas do governo e todos os entes envolvidos para a revisão da infraestrutura de telecomunicações dos estados de Amazonas e Roraima para que episódios dessa natureza não se repitam ou sejam recorrentes. Apenas em 2023, foram cerca de 20 apagões nos serviços de telefonia e internet móvel nos dois estados.
O apagão de ontem teve duração de seis horas e, além da interrupção nos serviços de telefonia e internet no trecho, operado pela Claro, o rompimento ocasionou uma sobrecarga de demanda das redes das operadoras TIM e Vivo, que também sofreram instabilidade. O fornecimento dos serviços foi retomado, mas apresenta inconsistências até o momento.
A Abranet destaca que esse cenário precisa mudar, já que o país tem promovido ações para ampliar a conectividade na região, como o Programa Norte Conectado, lançado em agosto pelo governo federal, que prevê a implementação de oito Infovias nos leitos dos rios amazônicos com investimentos totais na ordem de R$ 1,3 bilhão. A associação reforça a necessidade do incremento da infraestrutura e melhoria dos serviços de telefonia e internet móvel já que o impacto negativo de incidentes como esse são significativos para o comércio, para a indústria e demais segmentos da economia da Região Norte do país.
Associação Brasileira de Internet
Fonte: Olhar Digital
Comentários