Lula indica Leonardo Magalhães para chefiar a Defensoria Pública da União
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o nome de Leonardo Magalhães para o cargo de defensor público-geral federal. Magalhães é um defensor público com 15 anos de experiência na Defensoria Pública da União (DPU) e tem um histórico de atuação em casos de direitos humanos na Comissão e na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ele também coordenou projetos de apoio a migrantes venezuelanos em Roraima, Amazonas e no Pará.
A indicação de Magalhães é a segunda tentativa do governo de nomear um chefe para a DPU. Em outubro, o Senado rejeitou a indicação de Igor Roque para o mesmo cargo, em uma retaliação ao veto presidencial ao Marco Temporal das Terras Indígenas. Na época, Lula admitiu que errou ao não articular a aprovação do nome de Roque, pois estava hospitalizado.
Para que Magalhães seja confirmado como defensor público-geral federal, ele precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e obter a maioria dos votos dos senadores, tanto na comissão quanto no plenário. O governo espera que a nova indicação tenha mais chances de ser aprovada, pois Magalhães tem um perfil mais técnico e menos político do que Roque.
*Com informações do repórter André Anelli
Fonte: Jovem Pan News
Comentários