Sábado, Janeiro 18, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESIsrael e Hamas prorrogam trégua por mais dois dias e fecham acordo...

Israel e Hamas prorrogam trégua por mais dois dias e fecham acordo de nova troca de reféns por presos palestinos

spot_img

A trégua em Gaza, que começou no dia 24 de novembro, foi prorrogada por mais dois dias, segundo o Catar. O novo acordo prevê a libertação diária de 10 reféns israelenses na Faixa de Gaza, em troca de 30 prisioneiros palestinos em prisões israelenses. O Egito, que atua como mediador nas negociações, confirmou a informação.

Trégua humanitária visa evitar conflito armado

A trégua humanitária visa evitar um novo conflito armado entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O acordo também prevê o cessar-fogo em toda a região, a proibição do voo de caças ou drones israelenses e a entrada de ajuda humanitária, médica e de combustível no enclave palestino.

Israel e Hamas divergem sobre extensão da trégua

Apesar da prorrogação da trégua, Israel e Hamas ainda divergem sobre a extensão do cessar-fogo por mais dias. Israel propôs uma prorrogação dia por dia, com a libertação de mais 50 reféns, como parte de seu objetivo de trazer todos os reféns de volta para casa. O Hamas, por sua vez, busca uma extensão de quatro dias, com a libertação de entre 20 e 40 israelenses.

O porta-voz do governo israelense, Eylon Levy, afirmou que a campanha para “aniquilar o Hamas” seria retomada imediatamente após a trégua e libertação dos reféns. Ele disse que foi a pressão militar israelense que levou o Hamas a aceitar a libertação dos reféns.

Balanço da trégua até o momento

O acordo entre as partes, que prevê a libertação de 50 reféns em troca de 150 presos palestinos, entrou em vigor no dia 24 de novembro e, até o momento, foram libertos 39 reféns em troca de 117 presos palestinos. Outros 19 reféns, a maioria tailandeses que trabalhavam em Israel, foram liberados em negociações paralelas.

Nesta segunda-feira, houve um atraso na libertação de mais 11 reféns, mas o processo está em andamento, segundo o diretor do Serviço Estatal de Informação do Egito, Diaa Rashwan. Ele disse que também estão em curso negociações para libertar 33 palestinos do lado israelense.

*Com agências internacionais 

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img