O programa, que já renegociou R$ 29 bilhões em dívidas, será estendido por mais três meses.
O secretário de reformas econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, anunciou em uma coletiva de imprensa na quarta-feira, 6, que o governo enviará uma medida provisória ao Congresso Nacional para prorrogar o programa Desenrola Brasil por mais três meses, até março de 2024. “O programa foi um sucesso, o que a gente precisa é de mais tempo para que as pessoas cheguem até a plataforma, saibam do programa e possam acessá-lo”, disse Barbosa.
A medida provisória também eliminará a exigência do certificado de conta prata ou ouro no Portal Gov.br, a fim de incentivar a população a renegociar suas dívidas. Atualmente, 40% do público está classificado como bronze no portal. Para garantir a segurança, o Ministério da Fazenda está desenvolvendo um novo mecanismo automático para essa etapa. “A gente precisa tirar o requisito legal, mas a gente está construindo com os bancos e com a B3 um mecanismo que dê a segurança necessária sem a gente necessariamente passar pelo prata ou ouro do Gov.br”, explicou o secretário.
Desde o início do programa Desenrola Brasil em julho de 2023, foram renegociados R$ 29 bilhões em dívidas, beneficiando 10,7 milhões de brasileiros. O governo tem interesse em manter a plataforma de maneira permanente, embora sem o Fundo Garantidor. “A gente não pretende manter o apoio do fundo garantidor, mas a gente pretende manter a plataforma disponível, porque esse é o instrumento estrutural de longo prazo”, explicou Marcos Pinto.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários