Em meio a tensões regionais, Lula desembarca no Egito para discutir questões de paz e cooperação.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou ao Cairo, capital do Egito, nesta quarta-feira, 14, marcando sua primeira viagem internacional de 2024. Sua chegada ocorre em um momento de tensão na região, com Israel ameaçando expandir suas operações militares em Rafah, no sul de Gaza. Além disso, o Cairo, onde Lula ficará hospedado, é atualmente palco de negociações de um cessar-fogo na região, envolvendo autoridades do Egito, Hamas, Israel, Qatar e Estados Unidos.
Lula desembarcou por volta das 9h, horário local, e seguiu para o Palácio Qubba, um dos edifícios governamentais egípcios destinados a receber líderes estrangeiros. Ele não tem compromissos programados para esta quarta-feira e deve aproveitar o tempo livre para visitar as pirâmides do Cairo e o Novo Museu do Egito, acompanhado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva. A viagem terá duração de uma semana.
Durante sua estadia no Egito, Lula pretende discutir a guerra entre o grupo Hamas e Israel. Este será um dos tópicos abordados em uma reunião privada com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, na manhã de quinta-feira, 15. Eles também assinarão acordos. A agenda bilateral inclui temas como comércio, investimentos, cooperação técnica, educação, defesa, além de questões regionais e multilaterais, como mudança climática, reforma das organizações internacionais e o conflito Israel-Palestina.
No período da tarde, Lula visitará a sede da Liga Árabe, onde se espera que faça um discurso em uma sessão plenária extraordinária. Ele deve falar em favor de um cessar-fogo na região, condenar as mortes de mulheres e crianças durante o conflito e defender um Estado Palestino economicamente viável. Após essa visita, Lula seguirá para a Etiópia, onde participará da cúpula da União Africana e terá encontros bilaterais com presidentes do continente.
Publicada por Caroline Hardt
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan News
Comentários