Ação ocorre após o ministro incluir Musk em inquérito sobre milícias digitais
Elon Musk, o bilionário dono do X (anteriormente Twitter), estendeu um convite ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para um diálogo aberto sobre as decisões do tribunal em relação às redes sociais. Musk tomou essa iniciativa depois que Moraes ordenou a inclusão dele em uma investigação sobre milícias digitais.
Musk reagiu a um tweet de um usuário que citava uma parte de sua declaração: “Recebíamos constantemente essas demandas do juiz Alexandre para suspender as contas de parlamentares e jornalistas proeminentes. Não podíamos informá-los de que isso era a pedido de Alexandre, tínhamos que fingir que era por causa de nossas regras”.
No último domingo (7), Moraes ordenou a abertura de uma investigação sobre Musk para examinar possíveis práticas de obstrução à justiça, organização criminosa e incitação ao crime. Além disso, o ministro impôs uma multa diária de R$ 100 mil para cada perfil judicialmente bloqueado que fosse reativado pela plataforma.
Musk tem usado o X para criticar o ministro do Supremo, acusando-o de impor uma “censura agressiva” no Brasil. Em uma postagem, Musk mencionou que as restrições impostas por Moraes poderiam levar ao fechamento do escritório da empresa no país e à perda de todas as receitas provenientes do Brasil.
Depois de toda essa história, o ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu Musk e disse: “Agora, temos um forte apoio de fora do Brasil. Esse assunto está repercutindo fora do Brasil, parece que nossa salvação, a democracia, está ameaçada. Todo mundo sabe disso. Nem se fala na nossa liberdade de expressão”, afirmou o ex-presidente durante uma transmissão nas redes sociais.
As declarações de Musk surgem em meio às acusações de censura feitas pelo jornalista americano Michael Shellenberger, que afirmou que o Brasil está enfrentando uma ampla repressão à liberdade de expressão liderada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Publicado por Tamyres Sbrile
*Reportagem produzida com auxílio de IA
This is the heart of the problem. What say you @Alexandre?
Let us debate this in the open. https://t.co/E2HsU6Winr
— Elon Musk (@elonmusk) April 8, 2024
Fonte: Jovem Pan News
Comentários