Israel anuncia acordo com EUA para compra de 25 aviões de combate F-35 por US$ 3 bilhões

Caças americanos no céu

Israel Adquire 25 Aviões F-35 dos Estados Unidos em Acordo de 3 Bilhões de Dólares

Nesta terça-feira (4), Israel anunciou a assinatura de um acordo de 3 bilhões de dólares (15,8 bilhões de reais) com os Estados Unidos para a compra de 25 aviões F-35 adicionais, fabricados pela Lockheed Martin. Essas aeronaves serão entregues a partir de 2028.

O ministro israelense de Defesa, Yoav Gallant, destacou que essa aquisição fortalece ainda mais a aliança entre os dois países e envia uma mensagem poderosa aos inimigos na região. Israel é o único país do Oriente Médio que possui o F-35, considerado o caça mais eficiente do mercado atualmente. Com essas novas aquisições, Israel terá um total de 75 caças.

O ritmo de entrega será de “três a cinco aeronaves por ano”, conforme detalhado pelo ministério em comunicado. O anúncio ocorre em meio a tensões entre o presidente americano, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após quase oito meses de guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza.

Em maio, Biden havia alertado que os Estados Unidos deixariam de fornecer certas armas a Israel em caso de uma grande ofensiva militar na cidade de Rafah, no sul de Gaza. Desde então, o Exército israelense invadiu a cidade, alegando que os últimos batalhões do Hamas estavam lá. Os Estados Unidos continuam sendo o principal apoiador militar de Israel.

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan News

Comentários