ONU alerta que 70% das escolas da Faixa de Gaza estão destruídas pela guerra
O comissário da ONU para refugiados palestinos (UNRWA), Philippe Lazzarini, anunciou nesta segunda-feira (2) que mais de 70% das escolas da entidade foram danificadas ou destruídas, inviabilizando o início do ano letivo na Faixa de Gaza. A guerra, que continua a devastar a região, está impactando mais de 600 mil crianças, metade das quais frequentavam escolas da UNRWA e agora vivem em abrigos superlotados ou entre os escombros.
De acordo com Lazzarini, essas escolas foram transformadas em refúgios para centenas de milhares de famílias deslocadas, impossibilitando o uso dos espaços para atividades educacionais. Ele também alertou que, sem acesso à educação, as crianças tornam-se vulneráveis à exploração infantil ou ao recrutamento por grupos armados. “Um cessar-fogo beneficiaria todos”, afirmou, pedindo a libertação de reféns e a retomada do fornecimento de suprimentos essenciais, incluindo materiais educativos.
Segundo o Ministério da Saúde local, a guerra já matou cerca de 40.800 palestinos e feriu mais de 94.000. Desde o início do conflito, em outubro de 2023, mais de 500 escolas foram atingidas, incluindo cinco escolas bombardeadas em apenas dez dias de agosto, que resultaram em 179 mortes.
Fonte: Jovem Pan News / E
Comentários