Ministro iraniano alerta que novos ataques podem ocorrer se Israel incitar novas ofensivas
Nesta quarta-feira (2), o Irã anunciou a conclusão de seu ataque com 200 mísseis balísticos contra Israel, ressaltando que só retaliará novamente caso o Estado judeu tome novas ações. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, em uma mensagem na rede social X (antigo Twitter). Segundo o ministro, “nossa ação terminou, a menos que o regime israelense decida incitar novas retaliações”. Ele destacou que, se isso ocorrer, a resposta do Irã será ainda mais forte.
Araqchi explicou que o Irã demonstrou grande contenção por quase dois meses na tentativa de viabilizar um cessar-fogo em Gaza, mas diante da falta de acordo, o país decidiu atacar “alvos exclusivamente militares e de segurança”. O ministro também responsabilizou os aliados de Israel, principalmente os Estados Unidos, alertando que esses países têm o dever de controlar as ações de Israel.
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, major-general Mohammad Bagheri, reforçou o aviso ao afirmar que, caso Israel reaja ao ataque, o Irã destruirá suas infraestruturas. O ataque de terça-feira (1º), que envolveu cerca de 200 mísseis, foi uma resposta à ofensiva de Israel contra o Líbano. De acordo com a Guarda Revolucionária iraniana, 90% dos mísseis atingiram seus alvos, incluindo locais onde teriam sido planejados assassinatos de líderes do Hamas, Hezbollah e de um general iraniano.
Comentários